Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Dezembro de 2007 às 16:40

    Imprimir


O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo e da Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho, do Portal da Amazônia e região, realizam esta semana, a plenária estadual pela erradicação do trabalho escravo contemporâneo.

O objetivo é avaliar as ações desenvolvidas, particularmente em Mato Grosso, e definir uma agenda de ações para 2008, principalmente em razão da expectativa de que o governador do Estado, Blairo Maggi, cumpra, finalmente, a promessa de lançar o Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, elaborado há mais de dois anos por mais de 50 entidades do Mato Grosso. Maggi foi convidado para o evento, mas ainda não confirmou presença.

O evento conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso, Delegacia Regional do Trabalho, Associação Mato-grossense dos Auditores Fiscais do Trabalho, Associação Mato-grossense dos Magistrados, Central Única dos Trabalhadores, Pastoral da Terra, Centro Burnier Fé e Justiça e o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público no Estado (Sintep/MT).

Na sexta, às 8h30, ocorrerá a conferência "contextualização nacional da erradicação do trabalho escravo". Participarão do debate o vice-coordenador da Coordenadoria de Combate ao Trabalho Escravo do MPT, procurador Jonas Ratier Moreno; o coordenador da Ong Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, e o frei Xavier Plassat, da Comissão Pastoral da Terra do Pará.

Às 14h, os trabalhos serão reiniciados com a contextualização das ações desenvolvidas em Mato Grosso. Os debatedores serão os representantes da Delegacia Regional do Trabalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª região, da Universidade Federal de Mato Grosso e do Ministério Público do Trabalho.

No sábado, a plenária começará às 8h30, com uma reflexão dos movimentos sociais sobre as políticas nacional e estadual de erradicação do trabalho escravo. Participarão desta discussão, representantes da Associação dos Magistrados do Trabalho, da CUT e da Secretaria de Direitos Humanos da Prelazia de São Félix do Araguaia. À tarde, os participantes redigirão manifesto com as conclusões do evento.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194474/visualizar/