Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 12 de Dezembro de 2007 às 06:50

    Imprimir


Uma criança de seis meses morreu, nesta segunda-feira (10), numa prisão do Espírito Santo. Ela vivia com a mãe num presídio no município de Cariacica e passou mal no domingo. Num posto de saúde, diagnosticaram infecção no ouvido. Na segunda, o bebê foi levado para um hospital, mas, de acordo com a Secretaria de Justiça do estado, já chegou morta.

As crianças que nascem nos presídios brasileiros vivem junto com as mães, mas, hoje, não há creches ou berçários nesses locais.

"As pessoas estão expostas a perigo de vida. Hoje foi mais uma vez, por exemplo, que uma criança pequena faleceu num presídio. Isto se repete muitíssimas vezes neste país em todos os estados", afirma Günther Zgubic, coordenador nacional da Pastoral Carcerária.

Imagens gravadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Presídio Bom Pastor, no Recife, em Pernambuco, reforçam a denúncia.

“Meu filho ainda tem um mês. Fica numa imundice nessa aqui dentro. Num (sic) tem médico para atender criança, nem remédio", afirmou uma presa.

Os deputados da comissão encontraram muitos bebês que moram com as mães em celas superlotadas. Numa delas, onde deveria haver no máximo cinco detentas, uma presidiária denunciou que “aqui nós tá com vinte e duas mulher aqui. Grávidas, duas".

O Brasil tem atualmente, segundo a CPI, 25 mil presas. Oficialmente não se tem o número de grávidas, nem de mães amamentando em presídios.

Um estudo da Universidade de Brasília mostra que, em 2005, 290 crianças nascidas de mães presidiárias viviam em cadeias. A CPI do Sistema Carcerário se reuniu, nesta terça-feira com o ministro da justiça, Tarso Genro. Foi pedida a construção de creches e berçários em presídios. O ministério recebeu bem a proposta, mas disse que os estados precisam apresentar projetos.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194578/visualizar/