Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 11 de Dezembro de 2007 às 23:23

    Imprimir


Com a ajuda, única e exclusiva, do seu cérebro, o francês Alexis Lemaire bateu hoje seu próprio recorde de cálculo mental ao resolver, em pouco mais de 70 segundos, a raiz décima terceira de um número de 200 dígitos escolhido aleatoriamente.

Em exatos 70,2 segundos, Lemaire, de 27 anos, deu a resposta correta - 2.407.899.893.032.210 -, batendo seu recorde anterior, de 72,4 segundos.

O difícil desafio aconteceu no Museu da Ciência da capital britânica, onde o francês, entre 393 trilhões de respostas possíveis, achou a solução correta: o número que, multiplicado 13 vezes por si mesmo, resultou no número de 200 dígitos escolhido aleatoriamente por um computador.

"Ele se sentou e tudo estava em silêncio. De repente, ele, de modo surpreendente, resolveu" a questão, disse a curadora da seção de matemática do Museu da Ciência de Londres, Jane Wess, em declarações reproduzidas pela agência de notícias britânica "PA".

"Ele parece ter uma grande memória e transformou isto em sua ambição vital. É bastante notável vê-lo. Um pequeno número de pessoas tem esta extraordinária capacidade. Atualmente, só um punhado", afirmou Wess, segundo quem, a operação resolvida por Lemaire foi a "mais alta calculada mentalmente".

Como outros pessoas com esta capacidade, o francês, que está fazendo doutorado de inteligência artificial na Universidade de Reims, treina diariamente para manter em forma sua destreza no cálculo mental.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194589/visualizar/