Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 11 de Dezembro de 2007 às 23:12

    Imprimir


Espetáculo o "Nascimento do Menino Jesus", encenado por quase 500 crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), encantou quem esteve ontem a noite na Praça Alencastro para acompanhar o lançamento da decoração natalina da cidade. A encenação foi acompanhada por uma orquestra de flautas e violinos com mais 50 crianças, todas também do Peti, vestidas de papais Noel.

Hoje e amanhã (terça e quarta-feira), às 19hs, no mesmo local, esse espetáculo será reapresentado. "Vale a pena ver, foi lindo demais", reagiu a auxiliar de escritório Mariana Alípia da Silva Oliveira. "Ouvi no rádio que tinha esse espetáculo e resolvi ficar aqui pelo centro para assisti-lo", contou Mariana. "Quero voltar com minhas filhas", observou ela, sugerindo que outras famílias façam o mesmo e que consumidores em compras reservem um tempo para assistir a encenação.

Emocionada também ficou Maria Aparecida Moraes da Silva, 21 anos, mãe do pequeno Roberth, de três meses, que representou o menino Jesus. Na manjedoura e nos braços dos "pais" Maria e José, Roberth surpreendeu até a mãe Maria Aparecida. Ele não chorou e se manteve de olhos atentos como se estivesse gostando das luzes e cores fortes como o vermelho e o dourado habituais das vestes de encenações e da decoração natalinas.

No papel de reis magos, a adolescente Jeniffer de Azevedo, 15 anos, levou ouro para celebrar o nascimento de Jesus. Jeniffer, que está inscrita no Peti há mais de três anos, sonha em ser atriz. "Esse é o terceiro espetáculo que participo", revelou ela.

Jeniffer mora com a mãe, que é empregada doméstica, e uma irmã mais nova que também recebe bolsa do Peti. Ambas freqüenta a Jornada Ampliada do programa no Centro de Referência em Assistência Social(CRAS) do bairro Planalto. "Gosto muito de participar das atividades do Peti, recebo ajuda nos estudos, faço cursos, lancho e ainda recebo uma ajuda financeira", relatou ela. "Se não fosse isso eu e minha irmã tínhamos que trabalhar para ajudar em casa, minha mãe ganha salário mínimo e nosso pai não mora conosco", completou.

DADOS - O Peti é um programa federal executado em parceria com o município. Em Cuiabá, é oferecido pela Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano(Smasdh). O programa atende atualmente 4 mil crianças e adolescentes com idade entre 07 e 16 anos estão inscritas no Peti, sendo 3.604 na zona urbana e 1 mil em comunidades rurais(da zona urbana recebe bolsa de R$ 40 e rural R$ 25).

O pagamento desse benefício, explicou a coordenadora Marci Rocha Barros, está condicionado à freqüência das crianças em escola de ensino regular e nas atividades da Jornada Ampliada em horário oposto ao da escola de ensino regular.

Jornada Ampliada - É oferecida em 15 unidades sediadas em escolas, centros comunitários, CRAS e outros espaços. Além do reforço escolar, através da ajuda de monitores nas tarefas da escola, as crianças e adolescentes fazem aula de Capoeira, Karatê, Coral, Dança e recebem orientação sobre trânsito, saúde, sexualidade, segurança, drogas e outras.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194590/visualizar/