Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 11 de Dezembro de 2007 às 19:44

    Imprimir


Com um histórico de conflitos com a imprensa venezuelana, o presidente Hugo Chávez resolveu agora dificultar o trabalho de jornalistas brasileiros. A Venezuela decidiu exigir, de última hora, visto dos repórteres brasileiros destacados para cobrir o encontro de Chávez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quinta-feira, em Caracas. A informação sobre a nova exigência chegou apenas hoje à Embaixada da Venezuela no Brasil, que, imediatamente, fez telefonemas para avisar os meios de comunicação social. Mas, até o fim da tarde de hoje, a Embaixada da Venezuela não sabia se esse procedimento se tornará regular.

Atualmente, Brasil e Venezuela mantêm um acordo de isenção de visto. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro avisou os meios de comunicação, na semana passada, sobre a possibilidade de o governo venezuelano exigir um "visto de cortesia" aos jornalistas credenciados para a visita de Lula. Hoje, diplomatas brasileiros mostravam-se indignados com a oficialização da ordem.

Conforme as tradições diplomáticas, qualquer nova regra unilateral é adotada também pelo outro lado, sob o princípio da reciprocidade. Até o fim da tarde, o ministério não havia respondido à reportagem se passará a exigir visto dos jornalistas venezuelanos. Mas essa foi a opção da gestão Lula em 2003, quando os Estados Unidos passaram a requerer que os cidadãos brasileiros tivessem as digitais registradas e fossem fotografados pelos funcionários da Imigração, ao desembarcarem nos aeroportos do país. Mesmo sem os equipamentos necessários, a Polícia Federal (PF) cumpriu em seguida a mesma rotina para com os cidadãos norte-americanos, que amargaram esperas em longuíssimas filas.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194614/visualizar/