Comprar material escolar em grupo ajuda a economizar
A reunião de vários pais para realizar a compra de material escolar em conjunto, nas lojas atacadistas, é estratégia interessante para economizar nesta despesa, que entra na lista dos principais gastos do início do ano.
De acordo com o professor Marcos Crivelaro, outra recomendação é não comprar material escolar de grife ou enfeitado com super-herói e personagens de estórias em quadrinhos por custar até 50% mais caro.
Para o especialista, pesquisar o melhor preço é fundamental. Ele ainda lembra que, com a concorrência no setor, principalmente nesta época do ano, as grandes lojas do ramo oferecem descontos sobre seus principais produtos ou um desconto linear sobre o valor total.
Uso da Internet para compra
A Internet ganha participação dentre as modalidades de compra. Além de ser mais cômodo, o consumidor recebe a mercadoria em casa pagando um frete, na maioria das vezes, de valor pequeno.
Os dicionários de inglês e espanhol, além dos atlas geográficos e dos livros de literatura internacional, ainda segundo Crivelaro, são vantajosos que sejam comprados pela Internet, pois são isentos de impostos de importação.
Formas de pagamento
Os descontos variam de 3% a 5% nas compras feitas à vista, enquanto que o conselho do especialista para o uso do prazo é verificar e comparar as taxas de juros.
O consumidor deve se atentar para materiais como colas, tintas, pincéis atômicos e fitas adesivas, que precisam conter informações claras, em língua portuguesa, a respeito do fabricante, bem como ressaltar a composição, as condições de armazenamento, o prazo de validade e, caso existam, os riscos para o consumidor.
Comentários