Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Dezembro de 2007 às 18:45
Por: ELAINE PERASSOLI

    Imprimir


Com o objetivo de visitar os produtos turísticos da região e participar da Miss Turismo Mato Grosso, o secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf esteve neste fim de semana em Tangará da Serra, a 250 quilômetros de Cuiabá. Na opinião dele, a região é rica e pode comemorar o desenvolvimento. Ele diz também que a prestação de serviço do setor turístico melhorou, mas que ainda há muito para se fazer. “Decorar a cidade com garrafas pets no Natal foi uma excelente idéia e tenho certeza que tem atraído visitantes”, avalia o secretário.

A secretária de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Tangará da Serra (Seicotur), Maria do Carmo Caparroz confirma o aumento de visitantes em função da decoração de Natal. Ela acrescenta que a cidade possui alto potencial turístico, incluindo esportes radicais, ecoturismo e de turismo de observação. "Tudo o que se transforma em produto turístico para nós é lucro. É bom lembrar que também temos rapel, raffting, escalada e vários outros”, anuncia.

Aconchegante, hospitaleira e famosa pelas inúmeras cachoeiras e quedas d"água. Assim é Tangará da Serra, localizada a 250 km de Cuiabá. Nesta época do ano, além das belezas naturais e dos produtos turísticos a decoração de Natal elaborada com garrafas pets é a grande atração do município. Com cerca de 80 mil habitantes a cidade tem muitas virtudes. Uma delas é a organização do trânsito. É uma das poucas cidades brasileiras que não tem semáforos. Assim que a pessoa coloca o pé na rua, os carros diminuem a velocidade e dão preferência para o pedestre. Essa educação gera tranquilidade para o visitante que pode caminhar com tranqüilidade e curtir a beleza das praças e parques.

Estabelecida num ponto entre o Pantanal, o cerrado e a floresta, a região de clima quente e úmido atrai os interessados em ecoturismo. A natureza exuberante mostra o que há de mais típico no cerrado e ainda ostenta rios de águas cristalinas e cachoeiras que tiram o fôlego de qualquer pessoa. Isso sem falar nos inúmeros recantos ecológicos, nascentes, belíssimas aves, matas abundantes e muito ar puro.

A região é formada por diversos rios e contemplada por praias que fazem a alegria daqueles que gostam de passeios de barco, pescarias ou, simplesmente, apreciam um banho refrescante. Entre os diversos rios que cortam a região, um dos mais famosos é o Sepotuba, com diversas cachoeiras, formações de calcário e tem as margens ladeadas com paredões de solo colorido. Já o rio Formoso tem como atração a nascente e as corredeiras que são propícias para prática de rafting.

O Juba, próximo a Gleba Triângulo, apresenta uma seqüência de cachoeiras formando um espetáculo sem igual. As águas deste rio abastecem duas hidroelétricas, a Juba I e II, as únicas na América do Sul de menor impacto ambiental. Já o rio Branco é famoso por ter muitas quedas d"água e abastecer vários sitiantes da região. De águas cristalinas faz a alegria, principalmente, da população local.

Melhor do que visitar as belezas naturais da região, é aproveitar a tranquilidade da cidade, a boa comida e, especialmente, a hospitalidade da população. Qualquer morador sente orgulho em contar a história do município que foi fundado em 1959 e emancipado em 1976. Famosa pela Poaia, a região atraia muitos trabalhadores na época da colheita. Quando eles retornavam à cidade de origem não cansavam de elogiar os rios, cachoeiras, clima e, principalmente, a rica fertilidade do solo. Esta forma de convite espontâneo propiciou à cidade crescimento e desenvolvimento rápido.




Fonte: Sedtur-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194790/visualizar/