Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 10 de Dezembro de 2007 às 18:28

    Imprimir


Cerca de 41 mil trabalhadores em Mato Grosso podem sacar, ainda este ano, o abono do PIS/Pasep de um salário mínimo, referente ao ano-base 2006. No início de deste mês, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) começou a enviar cartas para estes trabalhadores, alertando sobre o direito ao benefício. O calendário 2006 teve início em julho deste ano e termina em 30 de junho de 2008.

No total, mais de 151.347 trabalhadores do Estado já receberam o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep). No ranking das regiões, a Sudeste aparece com quase 1 milhão de trabalhadores com direito ao benefício que ainda não foram sacar.

São Paulo é o Estado com mais trabalhadores aptos ao saque: 520 mil. Na Região Sul, 307 mil trabalhadores ainda não receberam o abono, seguido pelo Nordeste, com 306 mil. Já na região Centro-Oeste foram registrados quase 200 mil trabalhadores.

Para efetuar o saque, os trabalhadores e/ou servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (trabalhadores celetistas) e do Banco do Brasil (servidores).

Dos 11,7 milhões de trabalhadores habilitados no calendário anterior (2005) em todo o país, 94,86% foram beneficiados com o programa que obteve os maiores pagamentos e números de inscritos já registrados na história.

PIS/PASEP

O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador ou servidor que recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base, cadastrados no PIS/Pasep desde 2002 e que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias em 2006.

Os beneficiários do abono são identificados pela RAIS, declarada anualmente pelas empresas. Por isso, é importante que o trabalhador/servidor sempre atualize o endereço juntamente a empresa/governo que trabalha para que esta o informe ao MTE no momento da declaração da RAIS.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194795/visualizar/