Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 09 de Dezembro de 2007 às 18:58

    Imprimir


Moscou, 9 dez (EFE).- Oleg Shenin, ex-dirigente comunista que fez parte da junta golpista que tentou derrubar o presidente soviético Mikhail Gorbatchev, foi nomeado hoje candidato à Presidência da Rússia nas eleições de 2 de março.

Shenin foi promovido candidato por um grupo de mais de 500 de seus partidários, algo previsto na legislação russa. Ele apresentará sua solicitação oficial de inscrição na segunda-feira e começará então a arrecadar as 2 milhões de assinaturas em seu apoio.

A Comissão Eleitoral Central encerrará no dia 18 a inscrição de candidatos à Presidência, e os aspirantes que não sejam promovidos por partidos com representação parlamentar devem apresentar até 16 de janeiro as listas com assinaturas em seu apoio.

Oleg Shenin, de 70 anos, foi membro do Politburo do Comitê Central do Partido Comunista soviético e fez parte do Comitê Estatal de Emergência, a junta golpista que em agosto de 1991 tentou tirar Gorbatchev do poder.

Após a desintegração da URSS, Shenin foi dirigente de uma associação política que tentou reunir os partidos comunistas das repúblicas pós-soviéticas, sem sucesso.

O Partido Comunista da Rússia, que conseguiu entrar na Duma (Câmara dos Deputados) nas eleições legislativas de domingo passado, deve lançar como candidato à Presidência o líder da legenda, Gennady Zyuganov.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194934/visualizar/