Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 09 de Dezembro de 2007 às 17:40

    Imprimir


BANJA LUKA, Bósnia Herzegovina, 9 dez 2007 (AFP) - Os sérvios da Bósnia votaram neste domingo para eleger o presidente da República Srpska (RS), em uma votação marcada pelo desejo de defender a autonomia de sua entidade, enquanto a União Européia (UE) exige o reforço do Estado central bósnio.

No total, pouco mais de um milhão de eleitores foram chamados às urnas, depois da morte, em setembro passado, do presidente Milan Jelic, três anos antes de seu mandato ser concluído.

Os eleitores deverão escolher um entre dez candidatos, todos comprometidos em defender a autonomia da RS.

Os 2.000 colégios eleitorais foram fechados sem registro de incidentes às 18H00 GMT. Os primeiros resultados oficiais são esperados para às 23H00 GMT (21H00 de Brasília).

A taxa de participação era de 30% às 15H00 GMT, segundo a Comissão Eleitoral.

"Desejo que as eleições se desenvolvam em uma atmosfera democrática. Acho que os eleitores elegerão um presidente que os dirija em segurança para o futuro, protegendo ao mesmo tempo a República Srpska", declarou depois de emitir seu voto Rajko Kuzmanovic, candidato da União Social-Democrata Independente (SNSD), que está no poder.

Presidente da Academia de Ciências da RS, Kuzmanovic, de 76 anos, é o favorito para esta eleição devido à popularidade de seu partido.

O presidente da entidade sérvia tem responsabilidades simbólicas, já que o poder está nas mãos do primeiro-ministro, Milorad Dodik, também presidente do SNSD.

Esta ex-república iugoslava ainda não se recuperou das conseqüências devastadoras da guerra que a golpeou entre 1992 e 1995.

"Vamos fazer um trabalho sério, um debate sobre mudanças constitucionais" reclamados pela comunidade internacional, afirmou o primeiro-ministro do governo central bósnio, Nikola Spiric (SNSD), depois de votar.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194938/visualizar/