Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 09 de Dezembro de 2007 às 17:15

    Imprimir


O setor avícola de Mato Grosso vai ganhar, nesta segunda-feira (10), às 7h, um novo impulso com a inauguração do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Avícola de MT (CPDA), na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Santo Antônio de Leverger. O evento faz parte da agenda dos 37 anos da UFMT.

Criado com o propósito de trabalhar com o desenvolvimento tecnológico contextualizado com a realidade local, o CPDA, segundo o professor Carlos Gondin, coordenador técnico e gerencial do CPDA, vem preencher uma grande lacuna, pois o mercado mundial inevitavelmente caminha para a demanda de uma produção agroindustrial sustentável, e é grande a carência de pesquisas nesta área. ´´Nosso objetivo, portanto, é o desenvolvimento científico e tecnológico que proporcione a efetivação prática dos preceitos e princípios contidos na cadeia de valores da sustentabilidade.``

"Tendo em vista o cenário mundial atual, com alterações climáticas que implicam em novas propostas de produção alternativa, mais condizentes com a sustentabilidade ambiental, é urgente procurarmos respostas para esta demanda, pondera o coordenador. Se levado em conta, ainda, que Mato Grosso é um dos maiores produtores de grãos do país e que alguns subprodutos da agroindústria são altamente impactantes, é necessário investir em pesquisas no setor, pois esses subprodutos, se adequadamente tratados e cientifica e tecnologicamente validados, possibilitam um vasto universo de aplicação, não somente quanto ao seu uso racional, mas também por permitir a geração de emprego e renda, inclusão social e conservação ambiental", afirma o professor.

Resultado de uma parceria entre a UFMT e a Fapemat (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso), o CPDA é uma estrutura macro, que vai funcionar como guarda-chuva para vários projetos de pesquisa na área. Inclusive, dois, de avicultura alternativa, já aprovados pela Fapemat: um na área de cruzamentos e o outro na de controle.

Dedicado ao desenvolvimento de pesquisas em avicultura alternativa, o CPDA terá entre suas linhas de atuação a produção alternativa/sustentável de aves em diferentes escalas; alimentação alternativa (farelo de girassol, subprodutos do trigo, gergelim, e subprodutos do biodiesel) e fármacos alternativos, por exemplo.

As instalações que compõem o laboratório contam com um portão sanitário, um anexo, seis núcleos experimentais, um abatedouro experimental, uma unidade de compostagem, um auditório e um almoxarifado.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194941/visualizar/