Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 09 de Dezembro de 2007 às 11:00

    Imprimir


BANJA LUKA, Bósnia Herzegovina, 9 dez 2007 (AFP) - Os sérvios da Bósnia elegem neste domingo o novo presidente da República Srpska (RS), em eleições marcadas pelo compromisso dos candidatos em defender a autonomia de sua entidade diante da demanda da União Européia (UE) de reforçar o poder central.

Um milhão e cem mil eleitores devem decidir entre dez candidatos. O pleito foi adiantado depois da morte, em setembro do ano passado, do presidente Milan Jelic.

A eleição do novo presidente da RS acontece menos de uma semana depois do acordo de aproximação assinado entre Bósnia e UE, primeira etapa do caminho para a adesão do país ao bloco.

Bruxelas decidiu franquear este passo simbólico depois que os dirigentes locais se comprometeram a unir as forças policiais bósnias, divididas entre as duas entidades que integram a Bósnia após a guerra de 1992-1995: a RS e a Federação Croato-muçulmana.

As duas entidades estão unidas por instituições centrais de pouco poder que Bruxelas desejava ver reforçadas. No entanto, todos os candidatos às eleições presidenciais já divulgaram que tentarão preservar a autonomia da RS.

"A República Srpska é minha principal prioridade. Não haverá mais divisão de poder entre a RS e as instituições centrais bósnias porque isso a tornaria impotente", afirmou sexta-feira Rajko Kuzmanovic, candidato da União dos Social-democratas Independentes (SNSD), atualmente no governo.

Kuzmanovic, de 76 anos, é o favorito para chegar à presidência, cargo de funções simbólicas, já que o poder se concentra nas mãos do primeiro-ministro, Milorad Dodik, da SNSD.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194969/visualizar/