Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Dezembro de 2007 às 16:21

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso completa, na próxima segunda-feira (10), 37 anos de fundação. Para marcar a data, desde o dia 22 de novembro uma série de eventos vêm sendo realizados, culminando, no dia 9, com a estréia do grupo de teatro da UFMT e, no dia 10, com a inauguração de Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Avícola de Mato Grosso, na Fazenda Experimental.

O grupo de teatro da UFMT surgiu por iniciativa da Coordenação de Cultura, através da Escola de Artes, sendo integrado por atores profissionais e alunos do curso. Escolheu, para a sua primeira apresentação, a peça ´´O Inspetor Geral´´, de Nicolai Gogol. O espetáculo será encenado no Teatro Universitário às 20 h, nos dias 9 e 10, e o ingresso será um quilo de alimento não perecível.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Avícola funcionará na Fazenda Experimental da UFMT, sob a coordenação do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. A Fazenda Experimental se localiza no Município de Santo Antônio de Leverger e a inauguração está marcada para as 7 h da manhã de segunda-feira.

A UFMT, hoje, está presente em todo o Estado, um território de mais de 900 mil km2, por meio dos campi instalados em Cuiabá, Rondonópolis (Sul), Médio Araguaia, em Pontal do Araguaia (Leste) e Sinop (Norte). A instituição está, também, em quinze pólos de interiorização e em cinco centros regionais de formação a distância. Oferece oitenta cursos de graduação, dezenove cursos de mestrado, dois de doutorado e dezenas de especializações. Tem 16.159 alunos matriculados na graduação, 848 em cursos de mestrado e doutorado e mais de 2.500 fazendo especialização. Para atender esse universo, conta com 1.083 professores e 1.524 técnicos administrativos. Dos professores, 36 são graduados, 129, especialistas, 434, mestres, 482, doutores e 2, pós-doutores. No último concurso vestibular, foram ofertadas 3.708 vagas para ingresso em 2008, das quais dez fazem parte do Programa de Inclusão Indígena (Proind).

A UFMT disponibiliza para as comunidades interna e externa uma biblioteca central com um acervo bibliográfico de 192.214 exemplares, um canal de televisão, um jornal, um portal na Internet, 16 revistas científicas, uma base de pesquisa no Pantanal, um biotério, cinco casas do estudante, das quais uma em Rondonópolis, uma editora, uma estação agrometeorológica, uma fazenda experimental, uma gráfica, um herbário em Cuiabá e outro em construção em Sinop, um hospital universitário, um hospital veterinário em Cuiabá e outro em construção em Sinop, uma multincubadora, um restaurante universitário em Cuiabá e outro em construção em Rondonópolis, um zoológico, um teatro, dois museus, um cineclube, uma orquestra, um coral, uma escola de artes, um ateliê livre e um complexo esportivo com ginásio de esportes, quadras cobertas e descobertas e um parque aquático.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195037/visualizar/