Estudantes secundaristas reivindicam em congresso reforma ampla na educação
Termina amanhã (9) o 37º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), em Goiânia. Cerca de 1,5 mil estudantes de 27 estados discutem desde quinta-feira (6) propostas para melhorar a educação no Brasil. Além dos debates, durante o congresso, também será escolhida a nova diretoria da entidade.
“Nós entendemos que não dá para desenvolver o país sem uma educação de qualidade. Precisamos de uma reforma ampla na educação brasileira que construa uma nova escola, diferente, que atraia a juventude para dentro dela”, afirma o presidente da Ubes, Thiago Franco.
Segundo ele, os principais temas discutidos no Conubes são financiamento da educação, formas de avaliação, cultura, esporte, homofobia, machismo e meio ambiente. Serão aprovadas resoluções no decorrer do congresso para guiar a atuação do movimento estudantil por mais dois anos.
“A gente envia essas resoluções para o poder público e desenvolvemos a partir daí outras campanhas, outros documentos e outros textos", explica Thiago Franco. De acordo com ele, no congresso, serão iniciadas também as comemorações dos 60 anos do movimento estudantil secundarista brasileiro. A Ubes pretende lançar uma revista sobre a história da entidade.
Comentários