Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 08 de Dezembro de 2007 às 10:22

    Imprimir


Etapa natural em todo projeto incipiente de formação de uma equipe de futebol, a procura por uma liderança já está em andamento na seleção olímpica do Brasil. Mas, com pouco tempo de treino, o time sub-23, que começa a preparação para os Jogos de Pequim com amistoso neste domingo, ainda não viu nenhum candidato a líder desabrochar.

Depois de apenas três dias de treinos na cidade de Teresópolis, o grupo olímpico, reunido pela primeira vez por Dunga, ainda está se familiarizando internamente, uns com os outros e também com o ambiente de seleção. O elenco ainda é dominado por alguma timidez e, mesmo dentro do campo, nenhum esboço de liderança despontou.

Na avaliação do técnico Dunga, o aparecimento de jogadores com perfil de liderança dentro de campo acontecerá naturalmente, com o passar dos treinos e jogos. O técnico, que prometeu anunciar o capitão do time neste sábado, demonstra paciência com o desenvolvimento do grupo.

"Temos estimulado eles a conversarem entre eles. O tempo de treino é muito curto. Cada um sabe da sua função. Queremos ver em campo um cobrando o outro, por movimentação e posicionamento. Temos visto isso já acontecendo", comentou Dunga.

"A gente quer apenas que eles joguem e se comportem como nos seus clubes. Não tem que mudar nada na seleção, nenhuma característica", emenda o treinador.

Mais badalado jogador do grupo e com status de próxima grande sensação do futebol brasileiro, o atacante Alexandre Pato não demonstrou, pelo menos na etapa de treinos em Teresópolis, ter vocação explícita para liderança.

Assim, a conjectura em torno do nome do primeiro capitão do time olímpico de Dunga recai sobre os jogadores com mais experiência profissional. Nesse quesito, as apostas se voltam para o meia Diego Souza, que acumula passagens por grandes do país (Flamengo, Fluminense, Grêmio) e que já apresenta vivência no exterior (Benfica-POR). Mesmo com o currículo mais extenso que seus novos colegas, o jogador desconversa sobre sua potencial liderança.

"Aqui, todos estão à procura de um espaço. De líder, temos só o Dunga mesmo, que tem experiência e sabe o que nós precisamos fazer", disse Diego Souza, que treinou como titular nos coletivos realizados em Teresópolis.

O amistoso contra o combinado dos melhores do Brasileirão inaugura oficialmente a preparação da seleção olímpica para os Jogos de Pequim no próximo ano. A partida está marcada para o estádio João Havelange, no Rio de Janeiro.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195079/visualizar/