Cerca de 45% dos que concluem o ensino médio mal sabem ler
G1-Uma pesquisa elaborada pelo Instituto Paulo Montenegro, ligado ao Ibope, mostra que 45% dos alunos que concluem o ensino médio mal sabem ler e escrever. Entre os que conseguem chegar à faculdade, 26% não atingiram nível pleno de alfabetização
O estudo avaliou o nível de conhecimento de dois mil brasileiros entre 15 e 64 anos e descobriu também que, na população, 25% mal sabem escrever o próprio nome, apesar de muitos terem freqüentado a escola.
Na quarta série do ensino fundamental, o aluno deve conseguir ler textos simples e fazer as quatro operações matemáticas. No entanto, de acordo com o estudo, só 31% conseguiram formar essas habilidades. Entre os que estudaram até a oitava série, esse percentual é de 53%.
"O quadro ainda não é positivo, mas a luz no fim do túnel começa a aparecer", diz a coordenadora da pesquisa, Ana Lúcia Lima. Para ela, é necessário melhorar a formação do professor, o salário, a estrutura das escolas.
No início do ano, uma pesquisa feita pelo Ibope Opinião apontou o avanço do Brasil em termos de alfabetização de 2001 para 2005. O estudo, que aplicou questionários e testes em dez mil pessoas, de 15 a 64 anos, em todo o país, mostrou que o índice de alfabetismo rudimentar (ler textos curtos, anúncios e pequenas cartas) oscilou de 31% para 29% entre 2001 e 2005. Ou seja, caiu pouco.
Já o de alfabetismo pleno (leitura de textos longos e capacidade de fazer inferências e sínteses) variou de 27% para 26% no período.
Comentários