Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Dezembro de 2007 às 15:03

    Imprimir


O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) está preocupado com as denúncias de erros em aplicação de injetáveis, realizadas em estabelecimentos farmacêuticos. Por isso o CRF-MT está realizando treinamentos e orientações aos profissionais (balconistas) para conscientizá-los sobre os riscos tanto para o profissional quanto para o paciente no ato da administração de uma injeção.

Neste final de semana (8 e 9 de dezembro) a equipe formada por farmacêuticos (todos professores do curso de farmácia da UNIC-Cuiabá e diretores do CRF-MT) estará na cidade de Cáceres, promovendo treinamento para 35 balconistas que trabalham nas farmácias cacerenses.

O treinamento começa no sábado (8) a partir das 13h no Centro Educacional de Cáceres – Rua Bom Jardim, 420 – Bairro São Miguel.

Integrantes do CRF esclarece que ao tomar uma simples injeção com pessoas sem qualificação, o paciente pode sofrer conseqüências provocadas por uma aplicação mal feita e até conviver para o resto da vida com seqüelas irreparáveis.

Uma administração de medicamento injetável é algo muito sério. Em muitos casos a aplicação de injeção só é recomendada em uma unidade hospitalar. Pois muitas vezes o paciente pode desenvolver algum tipo de reação ao receber o medicamento.

Em muitos casos o paciente não conhece e não exige os seus direitos ao adquirir um medicamento. Em muitos casos o empresário também não enxerga um paciente como paciente, mas só como cliente consumidor, a chamada "empurroterapia". Isso ocorre principalmente quando o além do medicamento que o cidadão foi comprar, ainda acaba estimulado a levar outros desnecessariamente.

Em Mato Grosso já foram registrados casos de seqüelas por erro de aplicação de injetáveis. Quando é comprovado que o farmacêutico tinha conhecimento, o CRF imediatamente abre processo disciplinar ético para punir o profissional, podendo levar até mesmo a cassação do registro farmacêutico.

Desde 2003 quando começaram os treinamentos, mais de 700 pessoas já se qualificaram através dos cursos promovidos pelo CRF-MT. O CRF informou que ainda não tem um levantamento completo sobre o número de denúncias recebidas este ano.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195156/visualizar/