Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Dezembro de 2007 às 12:47

    Imprimir


Cerca de 50 índios da etnia Enawene Nawe bloqueiam a MT0235, que liga Sapezal a Campo Novo do Parecis. Outro grupo de 40 índios ocupa uma área onde é construído o canteiro de obras da Pequena Central Hidrelétrica, que é particular, para cobrar esclarecimentos sobre o início das obras no rio Juruena. Eles querem saber quem autorizou o início das obras.

Eles dizem, em nota à imprensa, que há três anos o empreendedor foi até a aldeia e naquela ocasião os índios decidiram que não queriam esta construção. Teriam pedido novos estudos independentes sobre os impactos do empreendimento.

Os índios afirmam que isso não foi feito e dizem que enviaram documentos ao Ministério Público Federal, Sema, Funai, Ibama e Opan e não foi obtida resposta. Eles dizem querer saberc omo o dinheiro da compensação foi para as mãos da Funai sem o conhecimento deles. "Os impactados pelo empreendimento somos nós e por este motivo a questão da compensação deve ser discutida diretamente conosco e não com a Funai", dizem os índios Enawene Nawe na nota.

A etnia ainda convocou os povos indígenas que serão atingidos pela construção da Pequena Central Hidrelétrica no rio Juruena a se organizarem para resolver esta questão. Segundo a Opan, a situação é tensa no local, porque o bloqueio impede que fazendeiros cheguem as suas propriedades.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195179/visualizar/