Adensamento aumenta a produtividade da melancia
O adensamento do plantio da melancia resultou em colheita de 42 a 45 toneladas por hectare de frutos comerciais, enquanto que a média, no Brasil, é de 19 toneladas por hectare. Os testes, que comprovam os resultados, foram feitos pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com pesquisador da Embrapa Semi-Árido, Geraldo Milanez, a técnica de adensamento é um recurso importante porque “o manejo com maior ou menor densidade de plantas dá ao agricultor maior retorno econômico, potencializa a produção e ainda melhora a qualidade do fruto”.
Em experiências com a espécie Crimson Sweet, os pesquisadores estabeleceram um espaçamento que torna mais adensado o plantio e é mais produtivo que o método tradicional utilizado pelos agricultores das regiões que produzem mais a melancia do País.
Os resultados da pesquisa mostram que o cultivo, com mais ou menos covas semeadas, em determinada área, tem relação direta com o tamanho dos frutos colhidos. Quanto maior a quantidade de plantas, mais intensa é a competição por nutrientes do solo, luz e água, além de ficarem mais sujeitas às doenças.
Comentários