Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 06 de Dezembro de 2007 às 22:47

    Imprimir


Buenos Aires, 6 dez (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarkozy, pediu hoje a seu colega da Argentina, Néstor Kirchner, que colabore na busca pela libertação da dirigente política colombiana Ingrid Betancourt, seqüestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 2002, disseram hoje fontes oficiais à Agência Efe.

A solicitação foi realizada mediante uma carta enviada a Kirchner, que na próxima segunda-feira passará a Presidência argentina a sua esposa e sucessora eleita, Cristina Fernández de Kirchner.

"A difusão das provas de vida de 16 reféns detidos há muitos anos pelas Farc comoveu o mundo inteiro", começa a carta enviada pelo presidente da França à qual a Efe teve acesso.

"Gerou uma profunda inquietação, especialmente na França, pela deterioração grave e manifesta do estado de saúde da senhora Ingrid Betancourt, capturada em 23 de fevereiro de 2002. Neste caso deve-se prevenir o irreparável", diz.

Sarkozy destacou que "mais do que nunca" a comunidade internacional "deve mobilizar-se e atuar com urgência para chegar a uma solução humanitária que conduza à libertação dos reféns".

"Esta iniciativa confirma meu compromisso de fornecer a contribuição da França à busca da libertação de todos os reféns, primeiro passo em direção a uma paz duradoura na Colômbia", afirma.

"Para alcançar meu objetivo, tenho o apoio de todos os franceses. Preciso também do seu apoio. Ficarei, da mesma forma que todos meus compatriotas, muito agradecido por isso", acrescenta.

O presidente francês lembrou na carta que nas últimas horas pediu ao chefe das Farc, "Manuel Marulanda", que liberte Betancourt "sem demora, em caráter humanitário".

"Como o senhor sabe, condeno sem reservas entrar em ação e os métodos das guerrilhas, mas diante de uma situação cuja persistência desafia o entendimento, e por obrigação moral, sinto que é meu dever dirigir-me a ela", afirma.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195249/visualizar/