Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 06 de Dezembro de 2007 às 22:23

    Imprimir


Avilés (Espanha), 6 dez (EFE).- O Centro Niemeyer que será construído na cidade espanhola de Avilés, nas Astúrias, liderará um grupo de trabalho apoiado pela London School of Economics do qual farão parte oito dos centros culturais mais importantes do mundo, que programarão iniciativas conjuntas.

O projetoterá início em 14 de dezembro com o Fórum Mundial de Centros Culturais, do qual participarão representantes do Lincoln Center de Nova York, do Barbican Center de Londres, do Centro Pompidou de Paris, da Ópera de Sydney, do Centro Cultural de Hong Kong, do Fórum Internacional de Tóquio e da Biblioteca de Alexandria.

Estas instituições têm em comum o fato de serem sediadas em prédios desenhados por arquitetos de prestígio e terem contribuído para a regeneração de um espaço urbano e para o desenvolvimento econômico do lugar em que se encontram, além de contarem com uma programação cultural multidisciplinar.

Especialistas internacionais também participarão da reunião como conferentes, como o diretor do Museu do Apartheid da África do Sul e o do Instituto Aspen de Washington.

De acordo com a Prefeitura de Avilés, o fórum e o grupo de trabalho dos oito centros culturais terão a cidade espanhola como vértice principal para consolidar o centro desenhado pelo arquiteto brasileiro que dá nome a ele como referência internacional da cultura.

Na terça-feira, o Governo regional asturiano aprovou a contratação das obras de construção do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, com um investimento de 30,5 milhões de euros (US$ 44,6 milhões) com prazo de execução de dois anos.

O complexo é formado por um edifício-museu, outro prédio destinado a serviços, um auditório e uma torre-mirante.

As edificações, voltadas para a Ría de Avilés (um fiorde ao norte da cidade) e com uma ligação com a cidade, terão três corpos principais mais uma torre-mirante simbólica que abrigará uma lanchonete, localizadas em uma área de 30 mil metros quadrados e com superfície construída de 9,6 mil metros quadrados.

Um dos prédios abrigará o auditório, com capacidade para cerca de 1,3 mil pessoas, e outro o museu - ambos de forma circular e ligados por uma passarela ondulada -, além de um edifício linear de forma laminar de dois ou três andares que será destinado a serviços administrativos e outros fins a ainda serem decididos.

O Centro Niemeyer pretende transformar-se em um símbolo da recuperação de um espaço de uma cidade degradada pela atividade industrial.

Niemeyer, que completa 100 anos neste dia 15, desenhou o centro cultural e cedeu o projeto à Fundação Príncipe de Astúrias por ocasião do 25º aniversário da instituição, da qual recebeu o prêmio das Artes em 1999.

O arquiteto brasileiro, a quem a Prefeitura de Avilés concedeu a medalha da cidade, mostrou vontade de conhecer pessoalmente o desenvolvimento de um projeto ao qual se referiu como sua obra "mais querida", que será o único edifício desenhado por Niemeyer na Espanha.

O projeto foi já apoiado por diversas personalidades do mundo cultural, como o cineasta Woody Allen, os cientistas Stephen Hawking e Vinton Cerf (um dos pais da internet) e o escritor Norman Mailer - falecido no mês passado.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195251/visualizar/