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Nacional
Quinta - 06 de Dezembro de 2007 às 15:06

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O Brasil tem 418 oficinas credenciadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para fazer a manutenção dos 11.320 aviões e helicópteros registrados e em operação no país --uma oficina para cada 27 aeronaves.

As oficinas aeronáuticas são especializadas em determinados tipos de serviço ou modelos de aeronaves. Há, por exemplo, oficinas que fazem manutenção apenas em aeronaves com motor a pistão; outras cuidam apenas de helicópteros.

Esses estabelecimentos são responsáveis por enviar relatório anual à Anac sobre as aeronaves vistoriadas. Nesse relatório a oficina atesta à agência que todas as manutenções de um determinado modelo foram cumpridas. As aeronaves dependem da aprovação dessas oficinas para obter autorização para voar da Anac.

A manutenção de um avião ou helicóptero é feita segundo orientações de programa determinado pelo fabricante, que estabelece cronograma de vistorias e de trocas de peças e componentes. Esse cronograma, em geral, está relacionado ao tempo de vôo da aeronave e varia de acordo com fabricante, modelo e tipo de aeronave.

Um avião com motor a pistão, por exemplo, costuma ser submetido à manutenção a cada 50 horas de vôo. Um turbo-hélice como o King Air C90, com capacidade para oito pessoas, passa pela oficina a cada 200 horas voadas. Outros modelos de aeronave passam por vistoria a cada 300 horas no ar.

Há ainda componentes que são verificados ou substituídos conforme o tempo de uso, como o transponder (equipamento que permite a comunicação e envio de dados pela aeronave). Outros seguem como critério de periodicidade de manutenção o número de pousos e decolagens.

Essas manutenções são anotadas em cadernetas que acompanham a documentação das aeronaves. Aviões com motor a pistão possuem cadernetas que registram as manutenções feitas na célula (corpo), motor e hélice. Os jatos têm cadernetas apenas para a célula e os motores (turbinas).

As manutenções dessas aeronaves são acompanhadas indiretamente pela Anac por meio das vistorias anuais nas oficinas credenciadas. A cada seis anos, todas as aeronaves também passam por uma "inspeção geral" feita diretamente pelos inspetores de aviação civil da Anac. Caso alguma irregularidade seja constatada, ficam proibidas de voar.

Empresas grandes, como TAM e Gol, possuem permissão da Anac para fazer a manutenção de suas próprias aeronaves. Nesses casos, segundo a agência, há acompanhamento diário das manutenções e operações feitas em cada uma delas. A Anac conta com 390 fiscais.





Fonte: Da Redação/Folha Online

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