Judiciário quer reduzir em 100% o número de devoluções de crianças
Com intuito de preparar e conscientizar os futuros pais adotivos, tanto no aspecto psicológico quanto jurídico, e reduzir para zero o número de crianças devolvidas às instituições de abrigo, será lançado na próxima sexta-feira (7 de dezembro) o projeto 'Pré-Natal da Adoção'. O tema será 'Adoção: Toda criança merece viver em família'. O lançamento ocorrerá às 14h, no Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em Cuiabá. O projeto foi desenvolvido pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).
De acordo com a secretária-geral da Ceja, Lindacir Bernardon, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso compreende a adoção como a solução para crianças abandonadas de fato e sem possibilidade de retorno a sua família biológica, "em decorrência de fatores diversos e determinantes que devem ser analisados sob a luz do Estatuto da Criança e do Adolescente", explica. O projeto do 'Pré-Natal da Adoção' será desenvolvido em parceria com o Juizado da Infância e Juventude de Cuiabá e objetiva o apoio e a preparação de candidatos inscritos para adoção. O projeto é avalizado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri.
"É possível proporcionar condições para que o amadurecimento da decisão de adotar favoreça ambiente positivo para o desenvolvimento das famílias adotivas, além de colaborar para a construção da cultura de adoção numa perspectiva de integração social e redução de preconceitos. Os laços construídos na adoção são baseados no amor, que é o que estabelece a forma de filiação entre pais e filhos adotivos", afirma a secretária-geral da Ceja.
O objetivo geral da iniciativa é conscientizar os candidatos à adoção, tanto na percepção de medos e dificuldades em relação ao processo de adoção, quanto à percepção de que a criança adotada possui uma história anterior e que precisa de ajuda para integrar passado, presente e futuro. A meta é reduzir em 100% o número de devoluções às instituições de abrigo e aumentar em 50% o número de adoções tardias e especiais.
O novo projeto da Ceja tem diversos objetivos específicos, entre eles, auxiliar a compreender as motivações de cada participante ao optar pela adoção; informar e orientar sobre aspectos psicológicos, jurídicos e sociais relacionados à adoção; contribuir para a construção de uma consciência social em favor de projetos de vida familiar pautados em vínculos afetivos diversos dos laços biológicos; proporcionar espaço pedagógico de reflexão livre de preconceitos na difusão de uma nova cultura da adoção; divulgar as ações do Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Cuiabá (GAIAC) como suporte contínuo a candidatos à adoção e a pais adotivos etc.
O trabalho será realizado por meio de quatro módulos técnicos, sendo que cada módulo corresponde a um encontro, coordenado pela equipe técnica da Ceja. Para cada módulo será fechado um grupo de participantes. O primeiro encontro tratará do tema 'Por que adoção?' e será requisito para os demais módulos.
Mais informações sobre o projeto 'Pré-Natal da Adoção' pelo telefone (65) 3617-3054/3191.
Comentários