Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Dezembro de 2007 às 22:23

    Imprimir


Nova York, 5 dez (EFE).- Os principais indicadores da Bolsa de Nova York fecharam hoje com fortes altas, encorajados pela divulgação de vários dados econômicos, o bom andamento das ações das tecnológicas e energéticas e com os investidores na expectativa de que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) recue a taxa básica de juros na próxima semana.

Segundo dados disponíveis no fechamento, o índice Dow Jones Industrial, o mais importante do pregão nova-iorquino, avançou 196,23 pontos (1,48%), para 13.444,96.

O índice tecnológico Nasdaq ganhou 46,53 pontos (1,78%), para 2.666,36.

As ações da Apple subiram hoje 3,16%, as da Microsoft ganharam 4,21% e as do Google avançaram 2,10%.

O seletivo S&P 500, que mede o rendimento das 500 principais empresas americanas com ações cotadas na Bolsa de Nova York, subiu 22,22 pontos (1,52%), para 1.485,01.

O índice tradicional NYSE, que mede o desempenho das ações negociadas na Bolsa de Nova York, também ganhou (139,22 pontos ou 1,43%), para 9.887,6 unidades.

O pregão de hoje foi marcado pela divulgação de vários dados sobre o andamento da economia, que supuseram uma injeção de otimismo para Wall Street depois de na segunda e na terça-feira a Bolsa ter fechado em terreno negativo.

O Departamento do Trabalho dos EUA informou hoje que a produtividade dos trabalhadores aumentou no terceiro trimestre em um ritmo anual de 6,3%, o mais alto em quatro anos e acima dos 5,9% previstos os analistas.

Graças ao aumento da produtividade, o custo da unidade laboral, uma medida-chave para detectar as pressões inflacionárias que procedem dos salários, recuou 2% frente ao terceiro trimestre de 2006.

Outros dados que também influenciaram o ânimo dos investidores estiveram relacionados com empregos no setor privado, com o anúncio de que foram criados 189 mil postos de trabalho em novembro.

Isso serviu para tranqüilizar um pouco os investidores, que esperam a divulgação, na sexta-feira, dos números referentes a emprego em novembro nos EUA.

Nos dados sobre emprego os analistas esperam encontrar alguma pista mais sobre se o Fed recuará ou não os juros, desde os 4,5% atuais, em sua reunião do próximo dia 11.

Por outro lado, o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou hoje que a atividade do setor de serviços nos EUA ficou em 54,1 pontos, o que representa uma queda de 1,7 ponto frente a outubro e o nível mais baixo desse índice desde março.

A Bolsa de Nova York movimentou hoje 1,430 bilhão de ações, e no índice Nasdaq esse número chegou a pouco mais de 2,146 bilhões de títulos.

No mercado secundário da dívida, as obrigações com prazo para dez anos recuaram, oferecendo rentabilidade de 3,94%.

O Fed injetou hoje US$ 18,5 bilhões no sistema monetário do país por meio de seu banco regional de Nova York, encarregado de realizar esse tipo de operações.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195446/visualizar/