Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 05 de Dezembro de 2007 às 21:12

    Imprimir


Representantes das companhias aéreas anunciaram nesta quarta-feira (5), após reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que vão repassar aos consumidores os custos decorrentes do aumento das tarifas aeroportuárias em Congonhas e Guarulhos (SP).

Segundo Anchieta Hélcias, secretário-geral do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), “Congonhas será um aeroporto elitizado, como é, por exemplo, o La Guardia, em Nova York”. Segundo ele, “vai aumentar a passagem naquele determinado trecho em função do que é cobrado pela taxa de permanência”, completou.

Valdomiro Ferreira, vice-presidente da Ocean Air, também disse que o aumento das tarifas será repassado para os passageiros. “A taxação em cima da permanência nos aeroportos de São Paulo é alta”, afirmou. A proposta de aumento das taxas entrará em consulta pública por 30 dias.

Os representantes das empresas aéreas disseram ao ministro da Defesa que os atrasos são decorrentes das condições de infra-estrutura. Jobim respondeu que o governo fará um esforço para melhorar a estrutura aeroportuária em São Paulo, com reformas e a construção de um novo terminal. “A eficácia da nossa ação é condição básica para a melhoria do setor. Estamos no mesmo barco”, disse o ministro aos representantes das empresa aéreas.

Compensação de atrasos

As companhias aceitaram implementar o Sistema de Compensação pelo Atraso (SCA) proposto ontem pelo governo. O mecanismo obrigará às companhias aéreas a ressarcir os passageiros, com dinheiro ou créditos, por atrasos nos vôos. “É factível”, afirmou o vice-presidente da Ocean Air.

O presidente da TAM, David Barione Neto, afirmou que a companhia não tem resistências ao sistema. “Concordamos com as medidas. Qualquer medida para melhorar a aviação é de muito bom grado para nós”. Em relação ao aumento das passagens, Barione informou que fará estudos para avaliar se haverá impacto nas contas da empresa.

O governo informou às companhias aéreas que os órgãos do governo, como a Infraero e o Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), também serão responsabilizados pelos atrasos nos aeroportos. Caso sejam responsáveis pelos atrasos, a multa a estes órgãos será revertida para as empresas aéreas em forma de redução nas tarifas aeroportuárias.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195454/visualizar/