Repórter News - reporternews.com.br
Pesquisa identifica o que atrai ouvinte nas emissoras de rádio de Cuiabá
Você é daquele ouvinte que ao menor sinal da entrada do comercial já sintoniza em outra estação? Ou é fiel atento nos comerciais aguardando ansioso o final de semana para conferir as baladas e as promoções anunciadas?
Com o objetivo de identificar o perfil do ouvinte que acadêmicos do 4º ano da Faculdade de Comunicação Social da UNIC do curso de Propaganda e Marketing, sob a orientação dos professores Cláudio Brandão – coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicadas – NUPEA e do diretor da faculdade, Alexandre Frigeri, desenvolveram a pesquisa Índice de Rádio Atrativa – IRA.
Foram selecionadas cinco emissoras FM da Grande Cuiabá – Jovem Pan, Gazeta, Band FM, Cidade e Cuiabana, e contou com a participação de 225 pessoas, de diversas faixas etárias - ligadas a comunidade universitária de Cuiabá e Várzea Grande.
O resultado é surpreendente e está diretamente associado a atratividade, caso contrário a probabilidade da audiência cair, e a emissora de rádio não conseguir sustenta-la é muito grande.
Reforçando essa tese o professor Cláudio Brandão, explica que a atratividade é fruto da observação de sete fatores inseridos no questionário e que refletiu diretamente no resultado: diversão, ritmo, sinergia, atenção, fidelidade, impacto e migração. A pesquisa vai mais além quando identifica o índice de atratividade por sexo.
Segundo o professor, o resultado apresentado não representa a imagem nem a eficiência das rádios pesquisas junto ao público. “Ela está associada unicamente ao índice de atratividade junto a amostra investigada”, ressalta Cláudio.
O professor Alexandre Frigeri, vai mais além. Ele frisa que a pesquisa irá orientar as agencias de propaganda a definir uma emissora mais adequada ao perfil do seu cliente. “. Não é a rádio mais ouvida, e sim como ela atrai o seu ouvinte”, completa Alexandre.
Com o objetivo de identificar o perfil do ouvinte que acadêmicos do 4º ano da Faculdade de Comunicação Social da UNIC do curso de Propaganda e Marketing, sob a orientação dos professores Cláudio Brandão – coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicadas – NUPEA e do diretor da faculdade, Alexandre Frigeri, desenvolveram a pesquisa Índice de Rádio Atrativa – IRA.
Foram selecionadas cinco emissoras FM da Grande Cuiabá – Jovem Pan, Gazeta, Band FM, Cidade e Cuiabana, e contou com a participação de 225 pessoas, de diversas faixas etárias - ligadas a comunidade universitária de Cuiabá e Várzea Grande.
O resultado é surpreendente e está diretamente associado a atratividade, caso contrário a probabilidade da audiência cair, e a emissora de rádio não conseguir sustenta-la é muito grande.
Reforçando essa tese o professor Cláudio Brandão, explica que a atratividade é fruto da observação de sete fatores inseridos no questionário e que refletiu diretamente no resultado: diversão, ritmo, sinergia, atenção, fidelidade, impacto e migração. A pesquisa vai mais além quando identifica o índice de atratividade por sexo.
Segundo o professor, o resultado apresentado não representa a imagem nem a eficiência das rádios pesquisas junto ao público. “Ela está associada unicamente ao índice de atratividade junto a amostra investigada”, ressalta Cláudio.
O professor Alexandre Frigeri, vai mais além. Ele frisa que a pesquisa irá orientar as agencias de propaganda a definir uma emissora mais adequada ao perfil do seu cliente. “. Não é a rádio mais ouvida, e sim como ela atrai o seu ouvinte”, completa Alexandre.
Fonte:
24 Horas News
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195469/visualizar/
Comentários