Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Dezembro de 2007 às 17:17

    Imprimir


O setor de telefonia móvel é o líder na lista de empresas do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas – que reúne os registros de 15 Procons de todo o país que integram o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O resultado foi divulgado pelo Ministério da Justiça, ontem. As empresas do setor estão entre as dez primeiras da lista com maior número de reclamações: seis são fabricantes de aparelhos celulares, duas de assistência e duas operadoras.

O documento divulgado pelo ministério, um cadastro elaborado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), também traz boas notícias: de cada dez reclamações apuradas entre setembro de 2006 e agosto deste ano, oito foram solucionadas. Entre as empresas que lideraram o número de queixas, a maioria passou a apresentar um alto percentual de atendimento às demandas dos consumidores, por causa das reclamações.

Em Mato Grosso, a lista dos fornecedores “negativados” traz 1.489 registros contra 311 empresas apenas dos atendimentos feitos. Os fornecedores mais reclamados também são os fabricantes de aparelhos celulares e as operadoras de telefonia. Os Procons de Rondonópolis e Campo Novo do Parecis, por serem os únicos informatizados dos 19 órgãos municipais, também publicaram suas listas. Enquanto o primeiro registrou 190 reclamações de 76 empresas, o segundo ‘negativou’ 20 empresas por 22 reclamações.

Durante o mesmo período do Cadastro das Fundamentadas, ou seja, entre setembro de 2006 e agosto de 2007, o órgão atendeu 13.762 reclamações. O campeão de queixas é o setor de ‘serviços essenciais’, com 35,99% ou 4.953 do total de reclamações. Em segundo e terceiro lugar estão os setores de ‘produtos’ (32,19% - 4.430) e ‘assuntos financeiros’ (21,95% - 3.021).

Tanto no ranking de setores quanto no cadastro, os mais reclamados dos ‘serviços essenciais’ são, respectivamente, telefonia móvel, telefonia fixa, água/ esgoto e energia elétrica. Já entre os ‘produtos’, o telefone celular é o campeão de registros. No cadastro consta, ainda, o registro de diversas lojas de eletroeletrônicos e domésticos, além de empresas de assistências técnica, bancos e financeiras.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195500/visualizar/