Governo alemão dá dicas para "sobreviver no Brasil"
A agência federal de comércio exterior da Alemanha acaba de lançar um guia para executivos que vão morar no Brasil, e publicou um resumo do texto na internet com o título Como sobreviver no Brasil.
O guia de 140 páginas, chamado Segurança no Brasil, traz várias dicas para confrontar a violência no cotidiano do país.
A agência BFAI (sigla em alemão) sugere, entre outras coisas, vestir roupas simples e evitar reações bruscas durante um assalto.
Além dessas dicas, o livro também contém sugestões bastante óbvias, e diz, por exemplo, que "não é recomendado carregar laptops na rua", ou que "desconhecidos não devem entrar em casa".
A agência governamental, que tem como missão incentivar o comércio exterior na Alemanha, diz ainda que um dos maiores perigos é baixar a guarda e não ficar alerta depois de um período sem roubos ou ameaças.
Os autores do guia não deixam de acentuar que, apesar da violência, o Brasil é um país "amigável e acolhedor", e dizem que a vida no país pode ser bastante agradável.
O texto também foi publicado pelo Handelsblatt, um dos maiores jornais de economia da Alemanha.
Em uma referência à criminalidade organizada, o guia da BFAI diz que "esse setor é muito dinâmico e muda suas técnicas regularmente".
O guia Segurança no Brasil foi publicado em cooperação com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e custa 50 euros - cerca de R$ 130.
Comentários