Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 18:50

    Imprimir


Moscou, 4 dez (EFE).- O Kremlin desmentiu que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tenha expressado preocupação por ocasião das eleições legislativas de domingo na Rússia ao falar ao telefone hoje com o colega russo, Vladimir Putin.

"O presidente dos EUA na conversa por telefone não manifestou preocupação por ocasião do pleito parlamentar em nosso país", declarou às agências de notícias russas o porta-voz do Kremlin, Alexei Gromov.

Vários órgãos de imprensa russos informaram hoje que Bush, em entrevista coletiva, disse ter expressado a Putin poucas horas antes sua "preocupação" por ocasião de irregularidades denunciadas durante o pleito na Rússia.

Observadores internacionais declararam que as eleições russas, que deram ao partido governista Rússia Unida o controle absoluto do Parlamento, não foram limpas e não atenderam a muitos dos critérios internacionais.

Gromov afirmou que o tema das eleições foi tocado pelo próprio Putin, que informou a Bush os resultados. O americano teria respondido que a popularidade do presidente russo era bem conhecida, segundo a agência "Interfax".

Putin foi além e "criticou algumas ações e declarações dos EUA por ocasião das eleições na Rússia", disse o porta-voz.

A resposta de Bush foi que o Departamento de Estado atua dessa maneira para fazer sua postura chegar ao povo russo, assinalou.

Durante a conversa, que segundo o comunicado oficial se concentrou na questão do Irã, também se falou de "outros problemas importantes de caráter confidencial", que o Kremlin não revelará enquanto a Casa Branca não revelar.

Após o comentário de Gromov, a agência "Itar-Tass" anulou a notícia sobre os comentários de Bush sobre o pleito russo, explicando que foi "transmitida por erro".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195640/visualizar/