Telefonia celular é bicampeã de reclamações nos Procons
Entre as 20 empresas de serviços mais reclamadas, 10 são relacionadas à telefonia. Seis são fabricantes de aparelhos celulares, duas são prestadoras de assistência técnica e outras duas são operadoras de telefonia celular.
Segundo o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita, os órgãos de defesa do Consumidor fizeram este ano três reuniões com a Associação Brasileira da Indústria Nacional de Eletroeletrônicos (Abinee) para mostrar a preocupação do órgão com estes números. Também foram feitas propostas de modificação no processo de certificação de aparelhos à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Ele disse ainda que em 17 de dezembro está prevista uma reunião com o presidente da Anatel, Ronaldo Sardemberg, para tratar da certificação de aparelhos celulares e discutir uma agenda para 2008.
"Os Procons recebem todo o tipo de demanda, desde agulha até avião. Mas a telefonia, pelo segundo ano consecutivo, é o assunto preponderante", afirmou.
Ele ressaltou que as reclamações que servem de base para o cadastro são as que têm algum elemento de comprovação e não um simples boato ou notícia de que há problema.
Este é o segundo ano de divulgação do Cadastro, resultado da integração eletrônica de 14 Procons estaduais e municipais. Para 2008, o DPDC espera a inclusão nesse sistema integrado de mais três Procons - São Paulo, Distrito Federal e Roraima.
Comentários