Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 04 de Dezembro de 2007 às 10:49

    Imprimir


O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne hoje (4) e amanhã para definir a taxa básica de juros (Selic) para os próximos 45 dias. Atualmente a Selic está em 11,25% ao ano. Essa é a taxa que remunera os títulos do Serviço Especial de Liquidação e Custódia (Selic).

No primeiro dia, o colegiado de diretores do Banco Central assiste a exposições dos chefes de departamento sobre o desempenho de cada segmento do mercado, no Brasil e no exterior, com foco especial no controle da inflação. No segundo dia, eles decidem como fica a taxa. Os encontros começam sempre depois das 15h e ocupam o resto do dia. A decisão é divulgada na quarta-feira, depois do fechamento dos mercados, a partir de de 18h.

Na reunião passada, em outubro, o Copom interrompeu a trajetória de queda da Selic iniciada em setembro de 2005 (quando estava em 19,50% ao ano). Na ata da reunião, o comitê indicou temer que o aumento da demanda interna ponha em risco a trajetória de queda da inflação.

Para a reunião deste mês, os analistas de mercado projetam que o processo de redução da taxa básica de juros só será retomado no próximo ano, quando deve chegar em dezembro a 10,25% ao ano. A previsão de que a Selic seja mantida em 11,25% está no Boletim Focus, elaborado semanalmente com as perspectivas de 100 instituições do mercado financeiro.

O Copom foi criado em 20 de junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Desde junho de 1999, foi adotado o sistema de metas para a inflação como diretriz da política monetária. Assim, o Copom passou a ter o objetivo de cumprir as metas para inflação definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para este ano, a meta de inflação é de 4,5% ao ano, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos .

A ata da reunião do Copom deve ser divulgada no próximo dia 13, às 8h30. O comitê deve publicar ainda este mês o Relatório Trimestral de Inflação, com informações sobre a conjuntura econômica e financeira do país e as projeções para a taxa de inflação.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/195715/visualizar/