Capes financia projetos de pesquisa na área de TV Digital
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) recebe até o dia 21 de dezembro projetos interdisciplinares para áreas ligadas ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). No domingo (2), as primeiras imagens digitais começaram a ser transmitidas para o Estado de São Paulo. Na cerimônia de lançamento, na Capital paulista, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o novo sistema irá representar um salto tecnológico, econômico e social ao país.
Os projetos poderão ser apresentados por programas de pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) com áreas ou linhas de concentração em engenharia de software, ciências da computação, engenharia elétrica, gestão, produção, veiculação, interatividade e educação a distancia na TV digital. Além disso, poderão participar grupos de pesquisa de cursos das áreas de microeletrônica e telecomunicações. O edital também permite que instituições que não tenham pós-graduação stricto sensu concorram, mas será necessário que elas façam parcerias com instituições de ensino superior que possuam tais cursos.
Por meio do edital serão apoiadas missões de estudos para os estudantes participantes dos projetos. Poderão ser dentro do país e para o exterior. Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado dentro do país. E para o exterior doutorado sanduíche. Além disso, há auxílio para moradia e passagens aéreas. Cada projeto selecionado receberá por ano R$ 420 mil e terá duração máxima de quatro anos para execução orçamentária.
Estimular a criação de novas linhas de pesquisas no país sobre TV digital é outro objetivo do edital. Diante disso, pesquisadores e professores poderão realizar atividades com a concessão de diárias e passagens aéreas. Outras informações e orientação para o envio de propostas acesse o edital.
A projeção digital deverá alcançar até 2009, o número de 34 mil estações implantadas em todo o Brasil. Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o país abriu espaço para competir com inovação. ´´O crescimento é garantido, com mão-de-obra gerenciada e capacitação na área de engenharias´´.
Comentários