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Cidades/Geral
Terça - 21 de Maio de 2013 às 07:46

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Previstas inicialmente para o fim deste mês, as obras de construção do viaduto do Despraiado, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, só deverão ser entregues à população daqui a dois meses. O aditivo postergando o prazo foi necessário devido a interferências decorrentes na rede de água, de drenagem, desapropriação e até mesmo devido à falta de interdição da pista. 

"A estimativa é para julho, mas ainda não dá para falar em prazo", informou a engenheira da Secretaria Extraordinária para a Copa de 2014, Priscila Guterres, responsável pela fiscalização da obra. Segundo ela, levando-se em consideração apenas a obra de arte (viaduto)m 90% dos trabalhos já foram concluídos. 

Entretanto, faltam serviços como terraplanagem, pavimentação e drenagem, o que reduz o percentual para 75%. "Falta a terra armada [nivelamento do asfalto com o viaduto] que vai começar a ser montada na semana que vem", informou. Com aproximadamente 300 metros de extensão, o viaduto terá duas pistas, além de quatro marginais (duas de cada lado) embaixo. Para obter esta estrutura foram empregados 42 pilares, 156 vigas, 14 travessas e 13 lajes. O investimento é da ordem de R$ 19 milhões. 

De acordo com Priscila Guterres, para a construção do viaduto foi feita uma contagem e classificação de carros pequenos, médios e grandes, além de ônibus, motocicletas e bicicletas. Com isso, foi possível se chegar ao volume de trafego e dimensionar as vias de modo que comporte o fluxo ou demanda de veículos para os próximos 20 anos. 

As obras de travessia urbana são realizadas com recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 180 milhões. São viadutos, trincheiras e elevados, entre outras intervenções viárias, ao longo das três rodovias federais (BRs 364/163/070), que em seus trechos urbanos compreendem as avenidas Fernando Corrêa, Miguel Sutil e FEB, esta última em Várzea Grande. 

As escavações da trincheira Verdão/Santa Isabel nas imediações da rotatória do bairro Santa Isabel seguem em ritmo acelerado. Com 460 metros de extensão, a interdição atende a necessidade de edificar o primeiro trecho da construção da trincheira. Após essa primeira etapa, as obras atingem a continuação da avenida Miguel Sutil. Está orçada em R$ 24,3 milhões. 

Tem ainda a do Santa Rosa, que visa revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros da Capital, entre eles Goiabeiras e Santa Rosa. Com 520 metros de extensão a obra está orçada em R$ 26,3 milhões e a Jurumirim/Trabalhadores, considerada a maior trincheira com 960 metros e orçada em R$ 39,3 milhões. A obra está sob a responsabilidade do consórcio Sobelltar. 

Seguem ainda as obras do complexo Viário do Tijucal, no entroncamento das BR-163/364/070/MT. O complexo conta com uma trincheira de 740 metros de extensão, que fará um “mergulho” na BR-364 até a avenida Arquimedes Pereira Lima, melhorando a distribuição do fluxo de trânsito daquela região, além de um viaduto de 520 metros de extensão. 

Em Várzea Grande, está sendo construído o viaduto Dom Orlando Chaves, que terá 153 metros. A obra inclui ainda a recuperação da via no entroncamento da Rodovia Mário Andreazza (MT-444) até a entrada do bairro Cristo Rei, totalizando 2,9 quilômetros de extensão. 





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