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Educação/Vestibular
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 23:48

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Uma poliomelite aos 11 meses deixou Solange Ferreira com dificuldades de locomoção, o que a leva a usar uma espécie de bengala para auxiliar no deslocamento. Além das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia com a falta de rampas e com degraus por toda a cidade, Solange também tem baixa visão, o que trouxe problemas na escola.

“Quando eu estava no colégio eu ainda não tinha lente de correção e usava óculos muito forte. Os professores não tinham uma proposta de adequação ao aluno, o aluno é que tinha que se adequar à escola”, conta.

A consequência é que, mesmo sentando na primeira fila, ela não enxergava o quadro e ficava prejudicada nas aulas em que os professores escreviam a matéria. “Os professores que escreviam no quadro me coibiam o aprendizado por que eu não tinha visão do que eles estavam passando. Os professores que falavam sobre a matéria eu ia muito bem”.

A escola é um constante desafio para a inclusão de pessoas com deficiência, conta Lurdinha Piantino que é mãe de um menino de 12 anos que tem síndrome de down. “Meu filho está sendo incluído, mas essa inclusão vem de muita luta, estou sempre junto, na escola, por que a pessoa que tem síndrome de down precisa de um acompanhamento de perto. É preciso que a família assuma esse acompanhamento e que a escola faça seu papel de educadora, que seja uma educadora de diferentes e não da igualdade”, afirma.

Para Lurdinha, ainda falta um currículo adaptado e professores comprometidos. “Agora meu filho vai mudar de escola, ele estuda na escola pública e vai da 4ª para a 5ª série. Começa tudo de novo, trabalhar com os professores, mostrar que ele é capaz”.

Apesar das dificuldades relatadas, muitos deficientes conseguem superar os desafios e se destacar, como Paulo Santos Ramos, ganhador da medalha de ouro da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, em 2005. Ele ganhou o prêmio apesar de ouvir e enxergar pouco e de ter artrite reumatóide, o que compromete os movimentos e leva a usar uma cadeira de rodas para se locomover.

Hoje (3) é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. No Brasil são 24,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência o que representa 14,5% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em setembro deste ano o governo federal lançou o Plano Social de Inclusão da Pessoa com Deficiência que tem ações voltadas para a educação com investimentos para tornar as escolas acessíveis.





Fonte: Agência Brasil

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