Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 01 de Dezembro de 2007 às 20:00

    Imprimir


Paris, 1 dez (EFE).- Representantes do chamado "grupo dos seis", que reúne à Alemanha, França, Reino Unido, China, Estados Unidos e Rússia sobre o assunto nuclear iraniano, acordaram hoje em Paris trabalhar sobre uma nova resolução neste caso no Conselho de Segurança da ONU, disse à Agência Efe uma fonte diplomática.

A fonte assinalou que se trata de "um acordo de princípio" entre os países, que nos próximos dias começarão a "trocar comunicações" para determinar o sentido do documento.

Se conseguirem a resolução, seria a terceira sobre este assunto a ser aprovada no Conselho de Segurança da ONU.

A fonte disse que o consenso alcançado hoje em Paris está pendente da aprovação de Moscou, pois o diretor político russo que deveria ter participado da reunião da capital francesa não pôde ir ao encontro.

Os diretores políticos que participaram escutaram um delegado do Alto Representante para a Política Externa da União Européia (UE), Javier Solana, que lhes relatou a reunião da véspera em Londres com o principal negociador iraniano em matéria nuclear, Sayed Yalili.

Yalili se mostrou satisfeito pela reunião de mais de cinco horas na capital britânica.

O encontro de Paris também serviu para mostrar a sintonia dos participantes quanto às conclusões do relatório apresentado no último dia 15 pelo diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei, sobre o assunto.

Até o momento, Estados Unidos, França e Reino Unido se mostraram favoráveis a endurecer as sanções contra o Irã, reprovando o trabalho do país em um programa nuclear e exigindo que pare com suas atividades de enriquecimento de urânio.

Enquanto isso, Rússia e China não apostam nas sanções e a Alemanha mantém uma posição intermediária.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196027/visualizar/