Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 01 de Dezembro de 2007 às 17:06

    Imprimir


Um monitoramento dos números do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no sistema de rastreabilidade, o Sisbov, será realizado para detectar e sanar as possíveis diferenças entre os dois bancos de dados. A medida foi definida nesta sexta-feira (30.11), pela Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famato), em reunião, na sede da federação, em Cuiabá, que contou com a participação da diretora–técnica do instituto, Maria Auxiliadora Diniz.

De acordo com o presidente da Comissão, Júlio César Ferraz Rocha, os números geralmente são divergentes porque no Indea a atualização dos dados acontece nas campanhas de vacinação do gado, já o Mapa, recebe dados atualizados de forma automática, acompanhando a evolução (nascimentos) e a brincagem sistemática do gado. “Nos queremos conciliar os dados e comunicar o produtor rural. Diante de divergências significativas nos números haverá fiscalização por parte do Indea”, disse Júlio Ferraz.

A comissão também decidiu articular politicamente para tentar eliminar alguns entraves burocráticos que emperram o Sisbov, no Estado e travam a exportação da carne mato-grossense. “Há um excesso de burocracia. Precisamos de regras mais claras e práticas que atendam o interesse do produtor. Medidas mais simples e objetivas que atendam as recomendações da União Européia”, esclareceu o presidente da comissão.

Os pecuaristas de Mato Grosso, apesar do prazo para migrar do antigo para o novo Sisbov terminar em 31 de dezembro de 2007, discutem a possibilidade de aperfeiçoamento do Sisbov. A substituição dos brincos por um chip será estudada por um grupo de trabalho na comissão. O presidente da Famato, Rui Prado, acredita que “tudo é possível”, mas é preciso buscar o sistema ideal. “Vamos interagir junto ao Mapa, no Congresso Nacional, com quem for preciso, para viabilizar uma adequação”, garantiu Prado.

Outra articulação importante para o setor será realizada junto à secretaria de Estado de Fazenda. A Famato vai solicitar ao secretário Waldir Teis que as entidades que representam a pecuária participem do processo de determinação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estimado pago pelos frigoríficos.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196044/visualizar/