Dólar termina novembro com valorização de 3,22%
O dólar fechou estável nesta sexta-feira (30), em um dia relativamente calmo no mercado brasileiro, mas encerrou novembro com alta de 3,22%. A expectativa de analistas é de que o câmbio mantenha-se volátil até o fim do ano, ainda por conta da crise imobiliária dos Estados Unidos.
Apesar da alta no mês, o câmbio ainda acumula queda de 16% em 2007. A moeda norte-americana terminou o dia a R$ 1,794.
Mercado no dia
Neste dia 30, o dólar começou a sessão em baixa de mais de 1%. A estréia das ações da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BMF), que atraiu muitos estrangeiros, foi um dos fatores que reforçava o fluxo cambial positivo, segundo operadores.
Além disso, os investidores aumentaram o apetite pelo risco após comentários do chairman do Federal Reserve (o BC dos EUA), Ben Bernanke. Ele reconheceu, na quinta-feira (29), que a turbulência financeira nas últimas semanas afetou as projeções de expansão do país.
A declaração aumentou a expectativa de redução do juro na reunião de 11 de dezembro. Assim, o risco Brasil caiu mais de 10 pontos-básicos à tarde, e as moedas de outros países emergentes ganharam terreno diante do dólar.
O humor do mercado se deteriorou no meio da tarde, quando o dólar anulou a queda da manhã e as bolsas norte-americanas também tiveram piora no pregão. "Além da volatilidade que vem de fora, você tem uma volatilidade comum de fim de ano. Sazonalmente o dólar dá uma acelerada", afirmou Jorge Knauer, gerente de câmbio do Banco Prosper.
Comentários