Ataque deixa 14 mortos em vilarejo no Iraque
Pelo menos 14 civis xiitas foram mortos em um ataque de militantes da Al Qaeda a um vilarejo iraquiano neste sábado, informaram as autoridades locais.
Segundo os moradores, cerca de 60 militantes armados atacaram Duwailiya, a 18 km de Baquba, pouco depois de o dia amanhecer. Quatro mulheres e três crianças estão entre as vítimas.
Quatro militantes foram mortos depois que a população local reagiu e dez casas foram destruídas no ataque. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas, segundo os moradores.
Este é o segundo ataque da Al Qaeda ao vilarejo nos últimos meses. Em julho, 25 pessoas foram amarradas e mortas a tiros por militantes ligados à rede, durante um ataque semelhante.
Neste sábado, o vilarejo foi bombardeado por uma salva de morteiros antes de os militantes abrirem fogo.
Queda
O ataque ocorreu no momento em que dados sugerem que o número de iraquianos mortos em tiroteios e atentados no país está diminuindo.
Os dados coletados pelos Ministérios iraquianos do Interior, Defesa e Saúde, mostram que 606 pessoas foram mortas em Novembro, 887 em Outubro e 840 em Setembro, segundo a agência de notícias AFP.
Se os números forem confirmados, novembro terá sido o mês com menor número de mortos desde fevereiro de 2006, quando um ataque contra um santuário xiita em Samarra detonou uma onda de violência sectária que provocou a morte de milhares de pessoas.
O aumento das tropas americanas e iraquianas em Bagdá e nos arredores e a cooperação americana com os grupos armados sunitas podem ter contribuído para a queda.
A suspensão das operações da milícia Exército de Mehdi, do clérigo radical Moqtada al-Sadr e a rejeição da Al Qaeda por algumas tribos árabes sunitas também são apontadas como fatores para a redução.
Comentários