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Obras da BR-163 recomeçam em 2008, garante Pagot
O Diretor Geral do DNIT, Luiz Antonio Pagot, em reunião com parlamentares, prefeitos e representantes de entidades ligadas à agropecuária, entre elas Aprosoja/MT, falou naúltima terça-feira (27), sobre a retomada das obras na BR-163, rodovia que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA).
Com ‘sinal verde’ do Presidente para utilização de recursos do Projeto Piloto de Investimento (PPI), projeto lançado em 2005 com objetivo de melhorar a qualidade e eficiência do gasto público, Pagot assumiu o compromisso de retomada das obras em abril de 2008, com conclusão prevista para 2010. O empreendimento, que facilitará o escoamento da produção agropecuária do norte de Mato Grosso, será retomado em quatro trechos simultaneamente, sendo um em Mato Grosso e três no Pará.
“O ano de 2007 foi perdido, pois o que faltava para o início das obras era a licença ambiental – que já foi liberada. Inicialmente, faremos a licitação dos projetos, e num segundo momento, as obras”, disse Pagot.
Além da BR-163, outras rodovias serão beneficiadas, como o trecho de Rondonópolis ao Posto Gil, que será duplicado, e a BR-158, que liga Barra do Garças a Vila Rica. Já a MT-242 (Leste-Oeste) será transformada em rodovia federal e irá integrar as BRs-163 e 158.
"Com a conclusão da BR-163, o ganho para o produtor com a melhoria no transporte deve ser em torno de U$ 2 a U$ 3 por saca. Com isso, será possível equalizando preços", disse Nadir Sucolotti, diretor da Aprosoja/MT .
Com o aval do diretor geral do DNIT para a retomada das obras, a Aprosoja/MT criou um comitiva que irá para Miritituba e Itaituba (PA) dar inicio às negociações referentes à questão portuária. "Confiamos no Pagot. Os recursos e a competência existem, por isso já começamos a fazer a nossa parte. Quando a BR-163 estiver concluída, o problema já estará resolvido e o escoamento não ficará atrasado", antecipou Sucolotti.
Outra prioridade para Aprosoja/MT é o projeto de implementação do porto de Morrinhos, localizado a 100 km de Cáceres.
A BR-163, aberta em 1970, tem 1780 quilômetros, sendo 784 km em Mato Grosso e 996 km no Estado do Pará. A estrada atravessa uma das regiões mais ricas do país em recursos naturais, potencial econômico, diversidade étnica e cultural, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, Xingu e Teles Pires-Tapajós. Restam ser pavimentados 956 km entre Nova Mutum (MT) e Santarém (PA).
Com ‘sinal verde’ do Presidente para utilização de recursos do Projeto Piloto de Investimento (PPI), projeto lançado em 2005 com objetivo de melhorar a qualidade e eficiência do gasto público, Pagot assumiu o compromisso de retomada das obras em abril de 2008, com conclusão prevista para 2010. O empreendimento, que facilitará o escoamento da produção agropecuária do norte de Mato Grosso, será retomado em quatro trechos simultaneamente, sendo um em Mato Grosso e três no Pará.
“O ano de 2007 foi perdido, pois o que faltava para o início das obras era a licença ambiental – que já foi liberada. Inicialmente, faremos a licitação dos projetos, e num segundo momento, as obras”, disse Pagot.
Além da BR-163, outras rodovias serão beneficiadas, como o trecho de Rondonópolis ao Posto Gil, que será duplicado, e a BR-158, que liga Barra do Garças a Vila Rica. Já a MT-242 (Leste-Oeste) será transformada em rodovia federal e irá integrar as BRs-163 e 158.
"Com a conclusão da BR-163, o ganho para o produtor com a melhoria no transporte deve ser em torno de U$ 2 a U$ 3 por saca. Com isso, será possível equalizando preços", disse Nadir Sucolotti, diretor da Aprosoja/MT .
Com o aval do diretor geral do DNIT para a retomada das obras, a Aprosoja/MT criou um comitiva que irá para Miritituba e Itaituba (PA) dar inicio às negociações referentes à questão portuária. "Confiamos no Pagot. Os recursos e a competência existem, por isso já começamos a fazer a nossa parte. Quando a BR-163 estiver concluída, o problema já estará resolvido e o escoamento não ficará atrasado", antecipou Sucolotti.
Outra prioridade para Aprosoja/MT é o projeto de implementação do porto de Morrinhos, localizado a 100 km de Cáceres.
A BR-163, aberta em 1970, tem 1780 quilômetros, sendo 784 km em Mato Grosso e 996 km no Estado do Pará. A estrada atravessa uma das regiões mais ricas do país em recursos naturais, potencial econômico, diversidade étnica e cultural, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, Xingu e Teles Pires-Tapajós. Restam ser pavimentados 956 km entre Nova Mutum (MT) e Santarém (PA).
Fonte:
Aprosoja
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196232/visualizar/
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