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Cidades/Geral
Quinta - 29 de Novembro de 2007 às 18:29

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Nesta quinta-feira (29 de novembro), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso deu um importante passo para dar continuidade ao processo de melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. A realização da primeira oficina de auto-avaliação do Gespública (Programa de Gestão de Qualidade no Serviço Público). Cerca de 30 diretores e coordenadores do TJMT participam do encontro, que prossegue até sexta-feira (30 de novembro). Três servidores da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) atuam como facilitadores, entre elas a coordenadora executiva do núcleo estadual do Gespública, Sílvia Cristina Prado Arruda Pini.

“Essa etapa corresponde ao pontapé inicial para a instituição dar início ao processo de melhoria da gestão. Verificamos como está o modelo de gestão do TJ frente ao modelo de excelência apresentado pelo Gespública e os participantes identificam as possibilidades de melhorias”, explicou Sílvia Pini. Em Mato Grosso, 16 instituições já aderiram ao programa, entre elas a Justiça Federal e o Tribunal de Contas do Estado. A Sefaz é a instituição pioneira na adesão ao Gespública.

De acordo com a coordenadora do Gespública no Tribunal de Justiça, Tânia Regina Barbosa de Lima, a realização dessa primeira oficina consolida a adesão do Poder Judiciário ao programa, que prevê o desenvolvimento de uma administração pública profissional, com aplicação de instrumentos gerenciais voltados à melhoria da qualidade dos serviços. A pré-adesão ao programa foi feita pelo presidente do TJMT, desembargador Paulo Lessa, em julho deste ano.

“Aqui estão reunidos representantes de todas as áreas e serão avaliados vários critérios para que seja feita uma radiografia atual do TJMT. Após os dois dias de oficina, o grupo vai preparar o plano de melhoria de gestão, que será apresentado à alta administração que, a partir do recebimento, poderá tomar decisões cabíveis”, afirmou a coordenadora Tânia Lima. A expectativa é que esse plano de ação a ser elaborado resulte em melhorias significativas já a partir do próximo semestre.

Para o coordenador de planejamento do TJMT, Valdir Serafim, a partir do diagnóstico das eventuais falhas de gestão será possível elaborar um plano que contribua para o aperfeiçoamento cada vez maior da instituição. “O Gespública é um sistema de melhoria contínua e um dos quesitos para o sucesso do programa é o comprometimento da alta administração. Com certeza a atual direção do Tribunal de Justiça vai acatar as práticas sugeridas no plano, pois a metodologia do Gespública já foi comprovada em todos os aspectos”, destacou.

Conforme a coordenadora executiva Sílvia Pini, o Gespública busca melhorias contínuas do sistema de gestão por meio da auto-avaliação periódica e também da desburocratização. O programa permite avaliar o cenário interno e identificar os pontos fortes e oportunidades para melhoria. Também serve de base para a elaboração dos objetivos estratégicos e fornece feedback sobre a eficácia das práticas adotadas, tornando-se importante instrumento para o aprendizado da organização.

ATENDIMENTO - O Gespública tem três características básicas: é essencialmente público (a qualidade da gestão pública tem que ser orientada para o cidadão); é focado em resultados (busca e eficiência e eficácia nos atendimentos das demandas da sociedade); e é federativa (aplica-se a toda a administração pública em todos os poderes e esferas de governo). Fundamentado nos princípios da moralidade, da impessoalidade, da eficiência e da publicidade, a implantação do Gespública integra o planejamento estratégico desenvolvido pela gestão 2007-2009 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O Gespública tem uma política formulada a partir da premissa de que a gestão de órgãos e entidades deve ser excelente, comparada aos padrões internacionais de qualidade em gestão sem, no entanto, abandonar seu caráter de prestador de serviço público. O ‘Gestão de Qualidade no Serviço Público’ foi instituído em 2005 e está ancorado no Ministério de Planejamento. Foi gerado da fusão dos Programas Nacionais da Qualidade no Serviço Público e de Desburocratização.

Mais informações sobre o programa pelo site www.gespublica.gov.br.




Fonte: TJ-MT

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