Repórter News - reporternews.com.br
Após usar máquina em eleição, ex-gestor é condenado e fica inelegível
O ex-prefeito de Campo Verde Dimorvan Alencar Brescancim (PR) está inelegível por 8 anos, condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nesta segunda (20). A ação é referente ao pleito do ano passado, quando o republicano se preparava para encerrar o 2º mandato e apoiou Luiz Gabriel Leite da Silva (PMDB) . Conforme a decisão, Dimorvan utilizou a máquina a favor do aliado, adotando conduta vedada a agentes públicos, o que fere o artigo 73, inciso VI, alínea A, da Lei 9.504/97.
À época, Dimorvan teria se apoderado da estrutura e serviço da Prefeitura de Campo Verde para favorecer Luiz Gabriel, que concorreu pela “Campo Verde Muito Mais”, mas ficou em último lugar, obtendo 5.370 votos. Conforme a decisão, o peemedebista e seu vice, Elton Antônio Schabbach (PDT), também ficaram inelegíveis pelo período de 8 anos. Se consagrou vencedor na eleição o candidato da oposição, Cesinha da Agrosafras (PSDC).
Também foram expostos no canteiro central principal da cidade, da BR-070, 16 ônibus adquiridos pelo Executivo. Um cartaz expondo benfeitorias da gestão Dimorvan Alencar também teria sido colocado em via pública, o que foi classificado pela Justiça como “evidente sinal de publicidade institucional dos atos de governo em período expressamente vedado pela legislação eleitoral”.
Dimorvan chegou a recorrer da decisão de 1º grau, aplicada pelo juiz da 12ª Zona Eleitoral de Campo Verde, Renan Carlos Leão Pereira do Nascimento, que havia aplicado multa no valor de R$ 106 mil, mas não obteve êxito. Desta vez, ele ainda podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Outro lado
A reportagem de RDNews tentou contato com o ex-prefeito Dimorvan. Os telefonemas, entretanto, não foram retornados até o fechamento desta edição.
Fonte:
RDNews
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/19645/visualizar/
Comentários