FGV: brasileiros planejam gastar mais neste Natal
De acordo com ele, subiu de 11,1% para 15%, de 2006 para 2007, o porcentual de consumidores pesquisados que planejam gastar mais no presente de Natal esse ano, em relação ao ano passado. No mesmo período, caiu de 32% para 25,8% a parcela de consumidores que planejavam gastar menos em presentes nesse Natal, em comparação com o que gastaram na mesma data, no ano passado.
"O consumidor parece estar mais propenso a gastar mais", afirmou Campelo. Ele considerou que, no detalhamento da pesquisa sobre o ICC (que abrange amostra de 2.100 domicílios), isso também foi percebido: a intenção de aumentar compras de bens duráveis nos próximos meses subiu de 18,4% dos pesquisados para 20,5% do total de entrevistados, de outubro para novembro. No mesmo período, caiu de 26% para 23,7% a parcela dos pesquisados que pretendem diminuir a compra de bens duráveis nos próximos meses.
O economista observou que o poder aquisitivo do consumidor aumentou, devido ao aumento da população ocupada, e crescimento da massa salarial. De acordo com ele, o preço médio de presente de Natal para 2007 ficou em R$ 58 - 12,4% acima do preço médio para presente de Natal registrado em igual período no ano passado (R$ 51,6).
Comentários