Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Novembro de 2007 às 16:34

    Imprimir


A Agência Rural reduziu a estimativa da produção brasileira de soja na safra 2007/08 em 400 mil toneladas (0,64%), para 62,4 milhões de toneladas. O ajuste foi provocado pela queda de 2,3% na projeção de área plantada no Mato Grosso, por conta dos problemas climáticos no início do trabalho de campo, em outubro.

"As primeiras semanas de plantio da safra de soja 2007/08 não foram das mais tranqüilas. O atraso no começo das chuvas em algumas regiões e o excesso de umidade em outras dificultaram a vida dos produtores", diz relatório da consultoria divulgado hoje.

O plantio de soja no Estado agora está estimado em 5,59 milhões de hectares, ante 5,72 milhões de ha projetados anteriormente. Com o ajuste no maior produtor brasileiro, a área brasileira recuou 22,42 milhões de hectares. De acordo com a AgRural, as lavouras apresentam boas condições na maior parte do País. Os problemas, por enquanto, se restringem ao Rio Grande do Sul e ao Mato Grosso. Os produtores gaúchos enfrentaram vendavais e até granizo nas duas primeiras semanas de novembro. As chuvas também provocaram erosão, mesmo nas áreas de plantio direto, implicando perdas de sementes e adubos.

Já os mato-grossenses estão às voltas com ataques de lagartas e "vaquinhas" (um tipo de praga), principalmente na região da Chapada dos Parecis. No leste do Mato Grosso, a preocupação é com a falta de chuvas, que dificulta o avanço do plantio.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/196802/visualizar/