Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 24 de Novembro de 2007 às 19:07

    Imprimir


Teerã, 24 nov (EFE) - O comandante da Força Naval iraniana, Habib Sayari, disse hoje que o Irã não planeja fechar o Estreito de Ormuz, que fica no sul do Golfo Pérsico e é estratégico para a navegação nesta via marítima, de onde sai boa parte das exportações de petróleo do mundo.

Em declarações à imprensa em Teerã, Sayari disse ainda que na quarta-feira entrará em funcionamento um novo submarino chamado Ghadir, de fabricação nacional, e uma nova fragata.

"O fechamento do Estreito de Ormuz não está em nossa agenda", disse Sayari, que ressaltou que as forças armadas iranianas vigiam qualquer movimentação na zona do mar de Omã e do Golfo Pérsico, para "entrar em ação em caso de necessidade".

Os Estados Unidos, que têm uma grande presença militar na região, querem endurecer as sanções contra o Irã devido às suas atividades militares e não descartam usar a força para resolver a polêmica com Teerã caso a via diplomática fracasse.

"As ameaças que estamos ouvimos fazem parte da guerra psicológica (...); de qualquer forma, o inimigo deve saber que estamos vigiando seus movimentos e que se tentar tornar suas ameaças realidade, responderemos de forma firme", destacou.

Sayari afirmou que o Irã não ameaça qualquer Estado da região, mas "tem capacidade de proteger a segurança de toda a zona".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197016/visualizar/