Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 23 de Novembro de 2007 às 22:59

    Imprimir


Moscou, 23 nov (EFE).- Rússia e Arábia Saudita pediram hoje ao Irã que coopere "construtivamente" com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na solução da crise provocada por seus projetos nucleares, coincidindo com a visita a este país do príncipe herdeiro saudita, Sultan bin Abdul Aziz.

"Pedimos ao Irã que cumpra as resoluções do Conselho de Segurança da ONU (1696, 1737 e 1747) e coopere construtivamente com a AIEA", afirmam os dois países em um comunicado conjunto desta sexta-feira.

O documento defende ainda "a solução por meios diplomáticos da crise nuclear iraniana".

Russos e sauditas pedem que "todos os países do Oriente Médio se juntem ao Tratado de Não-Proliferação (TPI) nuclear e transformem essa região em uma zona livre de armas nucleares".

Além disso, pronunciam-se a favor "da criação de um Estado independente palestino viável" e pedem que a comunidade internacional "ofereça assistência ao povo palestino".

Quanto à próxima cúpula de Annapolis (EUA), Rússia e Arábia Saudita expressaram sua esperança de que sejam abordados "os aspectos mais importantes do conflito árabe-israelense".

Os dois países também defendem a unidade e independência do Iraque e do Líbano, e se mostram contrários à interferência exterior nos assuntos relacionados a essas nações.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197106/visualizar/