País pode ter pequeno déficit na balança comercial em 2009
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira (23) que o Brasil pode vir a registrar um pequeno déficit na balança comercial em 2009, caso o preço das commodities registrem queda por conta da desaceleração da economia norte-americana.
“É normal que, na evolução da balança de pagamentos, o Brasil possa ter um pequeno déficit de conta-corrente”, afirmou Meirelles, após uma palestra na Associação Comercial do Rio.
Meirelles ressaltou, no entanto, que isso não teria grande efeito na economia do país, por conta das reservas e do fato de o Brasil adotar um regime de câmbio flutuante.
“O fato é que a economia brasileira está sólida, tem uma dinâmica de competitividade no mercado internacional forte”, resumiu.
Emprego e renda impulsionam economia
O presidente do Banco Central afirmou ainda que a criação do emprego, o aumento da renda e do crédito geram hoje um crescimento da economia brasileira impulsionado pela demanda doméstica. Segundo ele, isso é importante em um momento em que existem incertezas no mercado internacional.
“A economia está crescendo ancorada em bases sólidas e não existe nenhum desequilíbrio aparente à vista”, afirmou.
Meirelles disse ainda que o fundo soberano em estudo pelo governo ainda não tem data para ser anunciado. Segundo ele, o fundo vai adquirir moeda no mercado para constituir sua carteira de ativos.
Em relação às previsões para o próximo ano, Meirelles afirmou que a expectativa é que a economia continue registrando um crescimento forte, com uma demanda interna aquecida. Quanto à inflação, Meirelles afirmou que a expectativa do mercado é de um índice um pouco acima dos 4%, ainda abaixo da meta.
Comentários