Governo garante acesso à internet para todos os municípios do Brasil
Todos os municípios brasileiros terão infra-estrutura para acesso à internet por banda larga nos próximos três anos, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, no 2º Fórum de Governança da Internet. O ministro ressaltou que a prioridade do governo é garantir internet em alta velocidade em espaços de prestação de serviço público, como escolas e postos de saúde. Ele prevê que o custo total do projeto será de R$ 2,5 bilhões ao longo do período.
Costa adiantou que algumas opções estão em estudo para criar essa estrutura. Uma delas seria a utilização de cabos de fibra ótica sobre as torres de alta tensão, que cobrem praticamente toda a costa leste brasileira. Outro recurso é o processo chamado Governo Eletrônico Federal (GSAC), um sistema que fornece conexão por satélite e que poderá ser implementado também por meio de linhas terrestres, por rádio ou por cabo.
"Estamos explorando várias opções”, declarou. “Existem instrumentos técnicos capazes de cobrir o Brasil inteiro com uma estrutura de internet de alta velocidade”, garantiu o ministro. Segundo ele, esse assunto está sendo analisado detalhadamente. “Fizemos uma reunião muito produtiva com o Ministério do Planejamento e com a Casa Civil e esperamos, em no máximo duas semanas, termos o resultado sobre como utilizar toda essa estrutura”, avaliou Costa.
Comentários