França vende bafômetros em supermercados para reduzir acidentes
O governo francês lançou nesta sexta-feira um esquema que permite que a população possa comprar bafômetros para testes de controle do nível de álcool no sangue em diversas lojas e supermercados do país, como parte de uma campanha para conter o número de acidentes causados por motoristas alcoolizados.
As autoridades esperam popularizar o uso dos testes, que estão sendo vendidos a 1 euro (cerca de R$ 2,6) cada.
A medida foi tomada porque o álcool já representa a maior causa dos acidentes fatais nas estradas da França, superando o excesso de velocidade, segundo o governo.
O teste de álcool segue o mesmo princípio do utilizado pela polícia nas estradas do país: uma espécie de saco no qual a pessoa assopra. Após uma reação química, o bocal do balão indica, com duas cores distintas, se o motorista está ou não com uma taxa de álcool acima do limite legal, que é de 0,5 grama por litro de sangue na França.
A campanha "Assopre, você saberá" disponibiliza o teste etílico a um preço acessível em supermercados, farmácias, restaurantes, tabacarias e lojas de bebidas e de autopeças em todo o país.
Campanhas informativas na TV e no rádio também serão veiculadas a partir desta sexta-feira para estimular as pessoas a utilizarem o "ethylotest", como é chamado.
O ministro do Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jean-Louis Borloo, responsável também pela segurança nas estradas, deu o exemplo utilizando o teste no lançamento da campanha.
Segundo dados do governo, o excesso de álcool causou a morte de 1,27 mil pessoas nas estradas francesas no ano passado.
A França vem registrando queda no número de acidentes fatais de carro causados por excesso de velocidade, graças à instalação maciça de radares.
Neste ano, a queda vem sendo registrada há cinco meses consecutivos e o governo prevê um diminuição global de 5% em relação a 2006.
O número de acidentes causados pelo álcool, no entanto, permanece estável, representando cerca de 28% do total.
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