Exemplo de persistência, Nortelandense é aprovado com destaque na OAB
EXAME DA OAB: “Minha pontuação no exame da Ordem foi nota 9. Fiz a primeira fase no dia 18 de agosto. Passei e fui para a segunda fase, que foi no dia 30 de setembro. Na última sexta-feira (dia 19), pela manhã, recebi uma ligação do coordenador de exames da Ordem no Mato Grosso. Ele me parabenizou pelo excelente desempenho na segunda fase, na qual a prova constava de uma questão de prática profissional e cinco dissertativas. Recebi a nota 9, uma das notas mais altas aqui, do Mato Grosso, e do Brasil. Essa nota faz com que a gente tenha mais responsabilidade ainda com essa nova profissão que começamos a desempenhar”.
PLANOS: “Atualmente estou na assessoria do deputado José Domingos, mas quero militar na advocacia. Inclusive, em março, termino a especialização em processo civil pela Fundação do Ministério Público. Estou fazendo também pós-graduação em direito público, com ênfase em direito constitucional, e ainda pretendo fazer uma pós em direito penal, com ênfase em tribunal de júri. É um antigo sonho, pois se trata de uma área, a criminal, que eu gosto. Qual o meu objetivo com tudo isso? Desempenhar a advocacia com excelência. Tanto que não quero parar de estudar, quero fazer mestrado, depois doutorado, para estar sempre atualizado nas grandes transformações das ciências jurídicas”.
HISTÓRIA DE VIDA: “Venho de família simples, humilde. São três irmãs por parte de minha mãe e 11 irmãos por parte de pai. Nasci em Diamantino, mas fui criado em Nortelândia. Na época minha mãe teve de vir para Diamantino, porque não havia médico em Nortelândia. Nasci em Diamantino, terra que sempre me recebeu muito bem. Minha vida foi de muita dificuldade. Fui garimpeiro, faiscador, engraxate, padeiro, tive oportunidade desde os oito anos de idade de me manter. Sempre corri atrás para pagar os estudos, me vestir. E foi através do trabalho que pude ter uma profissão. Fiz o curso de técnico em enfermagem, que me possibilitou fazer o curso superior. Hoje sou advogado, mas foi muito sacrifício, ‘matando um leão por dia’. Eu gostaria que isso servisse de exemplo para muitas pessoas que, às vezes, param no primeiro obstáculo. Eu quero dizer que não podemos parar na primeira dificuldade. Temos de sonhar e lutar por esse sonho”.
TRAJETÓRIA PAUTADA NO ENSINO: “O ensino fundamental foi no Colégio Doutor Manoel Pinheiro, escola estadual de Nortelândia. Fiz o segundo grau, inclusive de técnico em enfermagem, na Escola Tancredo Neves, já extinta no município. Atuei seis anos na área de saúde em Nortelândia, e meu nome foi colocado à disposição como candidato a vereador. Ganhei dois mandatos e em decorrência disso também me interessei pela área jurídica, ingressando na faculdade de Direito. Fiz até o quinto semestre na Unic. Naquela época, no ano 2000, não tínhamos curso de Direito aqui, na nossa região. Em decorrência da distância e do acesso difícil, tive de ‘trancar’ a matrícula do curso por dois semestres, para disputar o cargo de vereador e, depois, de vice-prefeito. Por fim, transferi o curso para a Uned, em Diamantino, onde concluí”.
Comentários