Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 14:16

    Imprimir


O Ministério da Saúde está preparando uma grande Campanha Nacional de Vacina ção Contra a Rubéola, que pretende imunizar 68 milhões de pessoas em uma única etapa. O objetivo da vacinação é eliminar a doença e a síndrome da rubéola congênita no país até 2010.

A campanha, considerada a maior ação já feita no Brasil contra a doença, acontecerá durante seis semanas nos meses de agosto e setembro de 2008 e, pela primeira vez, será dirigida também aos homens.

De acordo com dados do Governo federal, ao contrário de anos anteriores, o número de casos de pacientes do sexo masculino superou o do sexo feminino. Dos 5.173 casos registrados até o final de outubro no país, 3.562 (69%) atingiram homens. As mulheres somaram 1.611 (31%) casos. Em todo o ano de 2006 houve 1.631 casos confirmados de rubéola no Brasil.

Além do público adulto, com idades entre 20 e 39 anos, serão vacinados jovens de 12 a 19 anos nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Os adultos receberão a dupla-viral (rubéola e sarampo) e os jovens, a tríplice-viral (rubéola, sarampo e caxumba).

“Verificamos um grande número de pessoas nessa faixa etária, e nesses estados que não foram vacinadas”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Luiza de Marilac.

Estratégias

As estratégias foram apresentadas a representantes das áreas de vigilância epidemiológica e de imunizações de todos os estados e organizações não-governamentais na segunda-feira (19).

A campanha terá caráter preventivo. Atualmente, as equipes de saúde estão atuando de forma a bloquear a propagação do vírus, promovendo vacinação em locais e regiões onde já existem casos da doença.

A meta de eliminar a doença até 2010 foi firmada pelos ministros da Saúde dos países das Américas, durante a 44ª Reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), realizada em setembro de 2003.

Ainda serão definidas a capacitação das equipes estaduais nas diretrizes técnicas, metodológicas e operacionais da vacinação e a elaboração do cronograma de atividades e as estratégias de comunicação.

A rubéola

A rubéola é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Entre os sintomas principais estão febre baixa, dor de cabeça, dor ao engolir, dores no corpo, aparecimento de gânglios e manchas avermelhadas pelo corpo.

A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra a rubéola e está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197392/visualizar/